"A Sabedoria dos pobres, derrota as armas dos poderosos”.
Esta Romaria acontece há 22 anos. É uma das maiores que ocorrem em Aparecida, SP. Para participar, procure pela Pastoral Operária ou o Serviço Pastoral do Migrante no seu local.
Unidos como irmãos e irmãs, junto com a Mãe Aparecida, companheira do povo, seguimos em romaria para que a nossa fé se fortaleça e que confirme mais uma vez, o nosso propósito de nos organizar e lutar pela vida.
“Depôs do trono os poderosos, e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu de mãos vazias, os ricos.” (Lucas 1, 52-53). A Romaria dos trabalhadores e das trabalhadoras é o momento em que ligamos nossa devoção por Maria à nossa vida de trabalhadores/as.
Nossa Senhora Aparecida, em nossa história recente, não apareceu aos nobres da época, mas a trabalhadores. Por isso, nessa 22ª Romaria tendo como lema: “A sabedoria dos pobres derrota as armas dos poderosos”, reafirmamos a grande força que o povo possui, na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Nem Jesus, nem Maria confiaram no poder dos grandes, mas estiveram sempre ao lado dos pequenos e pobres. Quem tem o poder nas mãos não quer mudar nada, quer apenas manter seu status. É o povo organizado que transforma a realidade de injustiça.
Inspirados na citação bíblica de Eclesiastes 13-18, “A Sabedoria é capaz de derrotar as armas dos poderosos”, queremos reforçar a grande importância dos trabalhos de base nas comunidades, porque a sabedoria está em trabalhar em conjunto, agir com prudência, mas também em arriscar.
Queremos um país e uma América Latina que tenha: vida em plenitude, em todas as suas dimensões e etapas; trabalho digno, com os direitos garantidos e novos direitos; queremos multiplicar os trabalhos coletivos sem padrão, que são os grupos de economia popular solidária e queremos o fim de toda forma de violência (inclusive o desemprego e a corrupção).
Nenhum comentário:
Postar um comentário