Tatiana Félix *
Adital - Uma parceria entre a World Wide Web Foundation e o Comitê para Democratização da Informática (CDI), no Brasil, vai proporcionar, no início de 2010, um amplo projeto de inclusão digital para jovens do Brasil e, também, de outros países.
O intuito é promover a inclusão digital através da educação tecnológica para a população jovem. A proposta é oferecer treinamento e capacitação, através de cinco projetos-pilotos, para comunidades carentes de países da América Latina, Europa e Oriente Médio. Com caráter educativo, o programa deve ensinar os jovens a criarem conteúdo online.
Segundo Dhaval Chadha, membro da CDI e um dos mentores do projeto junto com a Fundação Worl Web, o programa está em fase de captação de recursos. O projeto deve estar disponível para os jovens entre março e abril do ano que vem, quando todas as fases tiverem sido concluídas.
Embora as cidades beneficiadas pelo programa não tenham sido ainda definidas, é possível que municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no Sudeste do país, participem do projeto.
Para a próxima etapa está prevista a realização de uma pesquisa que deverá fazer um diagnóstico das diferentes realidades e comunidades em cada país que sediará o piloto. O objetivo é elaborar uma análise e fazer a adaptação da metodologia.
Entre as propostas do projeto está incluída a criação de um sistema para celulares com integração do uso de voz como interface. Segundo a Web Foundation, apenas 25% da população mundial navegam na web, mas mais de 70% das pessoas têm acesso a aparelhos fixos e móveis capazes de mostrar conteúdos da rede mundial de computadores.
CDI
O Comitê para Democratização da Informática, CDI, foi criado em 1995 e logo se tornou pioneiro no movimento de inclusão digital na América Latina. Com uma abordagem sócioeducativa, os trabalhos da entidade visam o fortalecimento de comunidades de baixa renda, através da capacitação nas tecnologias da informação e comunicação.
A ONG utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e a desigualdade, estimular o empreendedorismo e criar novas gerações de empreendedores sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário