Cidade do Vaticano, 14 dez (RV) - A Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou, esta segunda-feira, que nos dias 24 e 25 de novembro passado se realizou, no Vaticano, a segunda reunião do Conselho pré-sinodal da Assembléia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos.
Segundo a Sala de Imprensa foi realizado um grande debate que permitiu a elaboração de um texto que está sendo finalizado. "Os participantes do encontro – lê-se ainda na nota – dedicaram amplo espaço ao tema relativo ao aprofundamento da comunhão na Igreja Católica em particular nas e entre as Igrejas Patriarcais e o Patriarcado Latino de Jerusalém, como também nas Conferências Episcopais dos países do Oriente Médio.
Foi sublinhada a importância de favorecer sempre mais a comunhão real, mesmo se não ainda plena, com outras Igrejas e comunidades eclesiais. O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterović, acentuou a importância do testemunho e da evangelização.
"Na ação evangelizadora – disse ele – é preciso mostrar às novas gerações o grande patrimônio de fé e o testemunho das Igrejas e isto é tarefa de todas as categorias eclesiais".
Os membros do Conselho, entre eles o patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, o patriarca de Babilônia dos Caldeus, Cardeal Emmanuel III Delly, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias e o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, sublinharam o tema das relações com os judeus e muçulmanos, insistindo na necessidade de diálogo e colaboração nos vários campos de atividades socioculturais.
A Assembléia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos se realizará de 10 a 24 de outubro de 2010 sobre o tema "A Igreja Católica no Oriente Médio: Comunhão e testemunho. A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma (At 4, 32)". O próximo encontro do Conselho está marcado para 23 e 24 de abril de 2010. (MJ)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário