O evento, convocado pela Confederação de Nacionalidade Indígenas do Equador (Conaie), tem o objetivo de "promover a integração e participação coletiva da juventude das Nacionalidades e Povos indígenas do Equador". A ideia, assim, é que o encontro seja um espaço para "gerar alternativas de vida, mediante as experiências de cada um dos participantes pertencentes às organizações, provinciais, locais e regionais do movimento indígena".
Segundo informações de Conaie, os jovens reunidos iniciarão "processos de reflexão, análise e debate sobre temas de interesse nacional, como a mineração, a educação, a violência, a identidade, a participação social e as propostas de políticas públicas que devem permitir superar a situação de desconhecimento de direitos e falta de espaços para a promoção dos direitos da juventude".
As atividades serão divididas em dois momentos. Nas manhãs, serão realizadas as conferências sobre as seguintes temáticas: cosmovisão e pertença cultural; direitos dos povos indígenas; territorialidade e governos próprios; economias indígenas e alternativas; educação e saúde intercultural; e políticas públicas. Nas tardes, ocorrerão mesas de diálogos e de construção intercultural. Ao final do encontro, acontecerá um fórum aberto de debate sobre as resoluções e as atividades da agenda da juventude.
Adital
Nenhum comentário:
Postar um comentário