sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ARTICULAÇÃO SUL AMERICANA ESPAÇO SEM FRONTEIRAS

No mês de setembro, a cidade de Quito, Equador, transformou-se no principal pólo de discussão, tanto da sociedade civil, quanto dos governos, de políticas migratórias em âmbito sul-americano. Nesse contexto, no dia 16 de setembro, às vésperas da realização da III Jornada Hemisférica sobre Políticas Migratórias e da IX Conferência Sul Americana de Migrações, ocorreu a 2ª Reunião Geral da Articulação Sul Americana Espaço Sem Fronteiras.

A articulação, cuja secretaria técnica funciona no Centro de Apoio ao Migrante (CAMI/SPM), é composta por organizações que atuam na defesa dos migrantes e dos direitos humanos. Durante a reunião, representantes de 20 organizações de 10 países definiram as principais linhas de ação e estratégias que desenvolverão conjuntamente em 2010, com vista principalmente a garantir uma incidência política na região que permita aos imigrantes alçar melhores condições de vida e conquistar de direitos.

Dentre as estratégias, destacamos: incidência política na UNASUL, promover e/ou participar em campanhas e mobilizações populares, participando ativamente em eventos regionais e internacionais sobre migrações como, por exemplo o IV Fórum Social Mundial das Migrações, lograr uma auto-sustentabilidade financeira, sistematizar boas práticas no campo das migrações, aprofundar a perspectiva de gênero, transexualidade, etnia, classe social e inter-geracional nas migrações. O Espaço Sem Fronteiras propõe-se também a priorizar a atuação inter-redes para uma atuação política mais incisiva. Para mais informações, acesse o Blog do ESF: http://espaciosinfronteras.wordpress.com/

Wendy Villalobos
Centro de Apoio ao Migrante/SPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário