sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MISSÃO SCALABRINIANA DA IGREJA DA PAZ - GENTE DE TODO O MUNDO, CELEBRAÇÕES E DOCUMENTAÇÃO

Do final de julho até setembro, a Pastoral do Migrante da Igreja Nossa Senhora da Paz, bairro do Glicério, realizou várias atividade junto às comunidades Latinas. Foram dias de preparação com encontros e novenas para as festas das Padroeiras. A festa de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Chile, no último domingo de julho, contou com grande participação de migrantes com sua cultura, gastronomia, folclore, música e uma linda celebração.

No primeiro fim de semana de agosto, tivemos a festa Pátria da Padroeira da Bolívia, Nossa Senhora de Copacabana, festa com a Padroeira de Cochabamba, Nossa Senhora de Urkupiña, no Memorial da América Latina. Esse evento foi organizado em parceria com a Associação Cultural Bolívia Brasil, os "Passantes" e a Pastoral do Migrante. Atualmente na cidade existem mais de 15 imagens de Nossa Senhora só da Bolívia e todas elas com seu grupo de novena e festa em sua homenagem a cada final de novenário. Portanto, tivemos todo o mês de agosto e setembro com os fins de semana completos para acompanhar os diferentes grupos com suas respectivas festas.

E já para o mês de outubro teremos a festa da Comunidade Peruana. No dia 23 de agosto, tivemos a festa de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina e das Filipinas, também com uma linda celebração e um momento de fraternidade. Concomitantemente a todas essas atividades, foi aprovada a nova lei de Anistia, que possibilita a regularização de todos os imigrantes irregulares no Brasil. A Igreja da Paz começou a assessorar juridicamente no dia 13 de julho e nunca tivemos menos de 150 pessoas por dia, dos mais diferentes países do mundo, com seus idiomas, culturas e religiões próprias.

Realizamos mais de 4 mil processos completos e uns 8 mil atendimentos para orientação e informações gerais, com a mobilização de um grupo de umas 15 pessoas de várias culturas entre voluntários e contratados para este momento da anistia. Juntamente com tudo isso, assinamos o PACTO PARA O TRABALHO DECENTE no setor de confecção. Foi resultado de dois anos de trabalho em parceria com várias forças organizadas da sociedade e poder público. Nas dependências da Igreja da Paz, trabalha uma delegação do Consulado do Paraguay para a documentação do Povo Paraguayo e também temos um posto da Corte Eleitoral Nacional do Estado Boliviano para o cadastramento dos eleitores para que os imigrantes fora da Bolívia possam votar pela primeira vez.

Quero agradecer pela importante presença dos seminaristas e de modo especial destaco a presença do Religioso Silvestre, do Haiti, que realmente é uma grande força em todos os sentidos. Destacamos o trabalho integrado que vai sendo feito entre o Centro de Estudos Migratórios, o Centro Pastoral dos Migrantes e a CASA DO MIGRANTE, para melhor servir à pessoa do migrante. Nestes três últimos meses, sem exageros, o movimento de imigrantes ultrapassou a cifra dos 70 mil pessoas migrantes de cerca de 42 Países diferentes do mundo entre as celebrações, festas, hospedagem, atendimentos e assessoria legal e atendimentos na Pastoral. Só temos de agradecer e louvar o Senhor.

Pe. Mário Geremia - C.S.
Coordenador setor imigrantes/spm

Nenhum comentário:

Postar um comentário