sábado, 19 de novembro de 2011

Brasileira é premiada na Suécia por trabalho com refugiados e migrantes

BRASÍLIA, Brasil, 14 de novembro de 2011 (ACNUR) - Após mudar-se para a Suécia, há sete anos, a brasileira Aline Cordeiro Andersson percebeu que migrantes e refugiados tinham muitos pontos em comum, entre eles o fato se serem recém-chegados a um novo país com idioma diferente e a necessidade de adaptação a uma cultura distinta.
Sensibilizada com o tema, passou a estudar questões migratórias, e, em caráter voluntário, realizou uma série de entrevistas com migrantes e refugiados vivendo na região da cidade Örnsköldsvik, no norte do país. Com base nestes estudos e na sua pesquisa, constatou que os migrantes e refugiados podem ser mais bem integrados e vistos como um recurso - e não um problema - para a comunidade que os recebe.
Da teoria para a prática, Aline se uniu à associação IKF(Internationella Kvinnoförening - ou Associação Internacional de Mulheres), também em caráter voluntário. Ela participa em diferentes atividades com migrantes e refugiados, especialmente mulheres, visando facilitar a integração destas pessoas no país. Seu trabalhou chamou atenção das autoridades locais, e Aline acabou recebendo o prêmio anual de cultura oferecido pela prefeitura de Örnsköldsvik.

Leia a entrevista de Aline Andreson ao site do ACNUR em
http://www.acnur.org/t3/portugues/


Nenhum comentário:

Postar um comentário