quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Índia: Igreja cria comitê especial para combater o tráfico de adolescentes

Índia: Igreja cria comitê especial para combater o tráfico de adolescentes

O tráfico e a exploração de seres humanos, sobretudo de adolescentes e meninas, é uma chaga social que na Índia, segundo estimativas, afeta de 20 a 60 milhões de vítimas, e sobre a qual prospera a criminalidade. Trata-se de uma verdadeira emergência que a Igreja indiana está ajudando a combater, como refere à Agência Fides a Igreja local na Arquidiocese de Calcutá.

A Arquidiocese criou um comitê especial para deter o tráfico de seres humanos e, em particular, que envolve meninas e adolescentes. "Seva Kendra Calcutá", Centro de Serviço Social Diocesano, formou 50 comitês de supervisão em várias comunidades. Os comitês, por sua vez, formam grupos de 30 jovens em cada povoado de Bengala Ocidental, para monitorar e combater o fenômeno. Existem, além disso, 50 grupos de adolescentes que atuam para captar aliciadores em seus povoados.

O Centro utiliza meios tecnológicos modernos, pois está conectado com o departamento do Governo, com outras associações e com os chefes dos povoados: isto facilita e simplifica as operações, que são principalmente de prevenção.

O tráfico de seres humanos é uma forma moderna de escravidão, que inclui exploração sexual, trabalho forçado e violência. As principais vítimas são sobretudo meninas e adolescentes, que estão dispostas a abandonarem seus vilarejos com promessas de um futuro promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário