quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Pastoral da Mobilidade Humana defende que CF aborde Tráfico de Pessoas

Tatiana Félix *

Adital - No Brasil, entidades religiosas e movimentos sociais que lutam no combate ao tráfico de pessoas, já se articulam em favor da realização de uma Campanha da Fraternidade (CF) que aborde esse tema. A proposta é da Pastoral da Mobilidade Humana com apoio da Rede Um Grito pela Vida e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre outros.

Segundo Irmã Maria do Carmo Gonçalves, Secretaria Executiva da Pastoral da Mobilidade Humana, devido ao cunho social e ampla abrangência da CF em todo o país, eles acreditam que abordando a questão do tráfico humano consigam ampliar o debate e sensibilizar a sociedade para essa realidade presente não só no Brasil, mas em todo o mundo. "Esse tema ainda não está sendo discutido como deveria", diz Maria do Carmo.

A ideia é que, com a campanha, a sociedade reflita sobre as armadilhas do tráfico de pessoas, conhecendo todos os seus crimes correlatos, como exploração sexual, prostituição, trabalho escravo, exploração infantil, entre outros. "A exploração infantil é muito freqüente dentro do país", informa.

De acordo com a justificativa do Setor de Mobilidade Humana, o tráfico de pessoas torna urgente a ação também da Igreja no combate a essa prática, denunciada no Documento de Aparecida como "vergonhosa" na América Latina (Cf. DAp 73).

"Diante do exposto acreditamos que uma Campanha da Fraternidade que abordasse o tema do tráfico de pessoas, contribuiria de forma significativa para o avanço no processo de erradicação dessa prática", expressa o texto.

Para alcançar esse objetivo, a Pastoral da Mobilidade Humana, com o apoio de outras entidades iniciou um trabalho de coleta de assinaturas, na primeira quinzena deste mês. "Nossa ideia é que a Campanha da Fraternidade sobre o tráfico já seja em 2012", declara Maria do Carmo.

A prioridade é que ONGs e demais órgãos, inclusive governamentais, assinem a proposta. "Esperamos ter adesão mínima das instituições e coletar, pelo menos, mil assinaturas", informa.

A sociedade também pode abraçar a causa e ajudar no combate ao tráfico de seres humanos. Qualquer pessoa pode assinar o documento que será encaminhado à Presidência da CNBB. De acordo com Maria do Carmo, a escolha do tema da CF deve ser feita entre maio e junho do próximo ano, "até lá, esperamos já ter conseguido as assinaturas necessárias".

Tráfico de Seres Humanos

O tráfico de pessoas é apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas, movimentando cerca de 32 bilhões de dólares por ano. A rede criminosa se articula em 137 países de todos os continentes e vitima cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Segundo o Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) o tráfico de pessoas com fins de exploração sexual é detectado com maior freqüência, em 79% dos casos. Em seguida, aparece o trabalho forçado com 18% dos casos identificados. Entre as principais causas do tráfico de pessoas estão o desemprego, a desigualdade social, a discriminação de gênero e a globalização.

Para aderir à causa, entrar em contato com a Pastoral da Mobilidade Humana através do telefone: +55 61 3274-1288 , ou pelo e-mail: mobilidadehumana@ccm.org.br

* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário