quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Jovens promovem campanha sobre desenvolvimento sustentável e Rio+20

Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
"Fortalecer uma rede mundial de jovens comprometidos com o desenvolvimento sustentável”. Esse é um dos objetivos da Campanha "Rio+Vos”, ação desenvolvida por jovens para chamar a atenção das pessoas para a importância do desenvolvimento sustentável e para a Rio+20, Conferência das Nações Unidas que ocorrerá em junho no Brasil.
Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza são alguns dos temas discutidos pela campanha global. A intenção da iniciativa é incentivar a participação do jovem nessas discussões e que os debates e ações nesse âmbito persistam após o evento da ONU. "Para gerar consciência e difundir massivamente a importância da Rio+20 e de garantir um desenvolvimento sustentável, assim como a urgência da ação individual e coletiva para consegui-lo”, destaca Rio+Vos entre suas finalidades.

A Campanha está aberta a participação de jovens de todo o mundo. Para integrar a iniciativa, basta que o/a interessado/a entre em contato com a pessoa responsável pela Campanha na sua região. A lista da equipe dividida por continente está disponível do site da ação (www.riomasvos.org).

No Uruguai, por exemplo, a campanha foi lançada no último dia 10, em Piriapolis, e entre seus objetivos está estimular a juventude do país a participar dos processos de discussão sobre políticas públicas de sustentabilidade.

Dia da Terra

A juventude não vai esperar até o mês de junho para iniciar debates e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. A campanha Rio+Vos convida os/as participantes a realizar, no dia 22 de abril, Dia da Terra, eventos que chamem atenção das pessoas para a importância do meio ambiente.

A intenção é que, neste dia, organizações possam promover atividades em vários países, cidades e comunidades de "celebração do aniversário de nossa mãe Terra”. A organização da campanha sugere ações como marchas, caminhadas, exibição de filmes sobre meio ambiente, recitais ao ar livre, piqueniques, meditações coletivas, passeios de bicicleta, mostras de arte e limpeza comunitária. Os/as interessados/as também podem desenvolver outras atividades, as quais devem seguir a linha da não-violência, inclusão e celebração da mãe Terra.

Rio+20

Duas décadas depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como ECO92, a cidade brasileira do Rio de Janeiro (RJ) irá novamente sediar um evento da ONU sobre o tema: dessa vez será a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Entre os dias 20 e 22 de junho, chefes de Estado e de Governo de diversos países se encontrarão no Brasil para avaliar os compromissos assumidos na Conferência de 1992 e discutir os futuros planos no âmbito de desenvolvimento sustentável. "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”; e "a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável” serão os dois temas principais que nortearão os debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário