quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Participantes do Seminário de Vida Religiosa sintetizam o que significou o evento e o que levam para casa

27/02/2012 | Assessoria de imprensa CRB
A Vida Religiosa Consagrada, reunida no Centro de Espiritualidade Inaciana em Itaici, Indaiatuba (SP), conclui nesta manhã (27) o Seminário de Vida Religiosa: a loucura que Deus escolheu para confundir o mundo (Cf. 1Cor, 1,27), evento promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).



Padre Carlos Palácio, vice-presidente da CRB Nacional e Irmã Annette Havenne, psicóloga, retomaram o tema abordado durante o evento e analisaram as ressonâncias dos trabalhos em grupo. A diversidade e a riqueza das abordagens foram considerados elementos positivos. Entretanto, gerou um questionamento sobre até que ponto o tema foi internalizado e o quanto ficou claro o que significa essa loucura de Jesus Cristo que confunde o mundo. "Nada além do necessário", foi a expressão usada por Irmã Annette para definir o verdadeiro intuito da leveza institucional. Para padre Palácio é fundamental entender a missão na Vida Consagrada Religiosa como um permanente colocar-se a serviço dos outros. "Missão é vida e o viver qualifica a missão", enfatizou.

Irmã Marian Ambrósio, presidente da CRB-Nacional, fala das alegrias e esperanças nascidas partir do Seminário. "Um profundo desejo de tomar nas mãos e coração a própria vocação no seu núcleo mais central. Profunda gratidão de ter sentado junto, abraçado a mesma causa, cantado os mesmos cantos, rezado as mesmas orações. Fica uma esperança, um sinal luminoso de um futuro mais autêntico, muito mais testemunhal e feliz para a Vida Religiosa do Brasil", disse a presidente.

Confira matérias sobre o Seminário:

Missão de fronteira desafia a Vida Religiosa

Seminário da CRB, em Itaici, debate sobre o sagrado e o profano

Pesquisa apresenta alegrias e inquietações da Vida Religiosa Consagrada

Seminário da CRB: Assembleia comenta relevância dos temas em debate

Seminário propõe meios para maior leveza e agilidade nas instituições

Vida Religiosa busca leveza em suas instituições

O encontro com o Ressuscitado é fundamento para a Vida Consagrada

Religiosos e religiosas do Brasil refletem sobre a identidade

Geraldo Kolling, padre jesuíta e membro da diretória da CRB Nacional, destaca pontos significativos no decorrer do evento. "Houve uma reação favorável à temática, o clima de participação fraterna significa que há uma busca conjunta de pistas horizontes e soluções para problemáticas comuns, e as sugestões nos auxiliarão na preparação para a Assembleia Geral Eletiva de 2013".

"O Seminário superou minhas expectativas devido sua reflexão profunda, existencial e projetada para o futuro. Então a Vida Religiosa se encontrou, mas se encontrou num momento de encruzilhada, momento de crise, que estamos vivendo e, nesse momento de crise ela soube olhar para si mesma e ouvir a voz do Espírito que clama e geme por uma Vida Religiosa mais leve, mais profética, mais mística e é isso que estamos buscando", ressalta Vera Bombonato, irmã paulina, teóloga e assessora da equipe de reflexão teológica da CRB-Nacional.

Dom Jaime Spengler, bispo membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e referencial para a Vida Religiosa Consagrada faz um apanhado geral do Seminário. "Um evento como este dá um retrato da Vida Religiosa Consagrada no Brasil. Ao olhar para este auditório, vemos tantos rostos, tantas diferenças, isso diz de uma riqueza. Outra dimensão é sobre esse encontro, ele tinha uma característica de Seminário, não podemos perder isso de vista. O Seminário é um espaço de diálogo, um espaço de estudo e debate, onde não tem quem sabe mais, quem sabe menos, mas todos estão, por assim dizer, empenhados em torno de uma questão comum", destacou Dom Jaime.

Para Geni Esteves, Provincial da Congregação das Irmãs de José Chambeerry, província de Curtiba (PR) o evento trouxe luzes para a Vida Religiosa Consagrada, "Este Seminário foi um despertar da nossa vida, da necessidade de revermos nossas estruturas de congregações, de olharmos com mais clareza a questão da formação e aproveitarmos deste momento para intensificar uma gestão ampliada," ressaltou irmã Geni.

O jovem Wesley Adenilton Ribeiro, irmão marista e membro da diretoria da CRB-Regional Vitória (ES), comenta sua impressões do Seminário. "É o primeiro Seminário que participo, deste tipo. É um espaço formativo, além das partilhas, das experiências os animadores e animadoras, as superioras e superiores gerais tentam buscar soluções que são desafios comuns da Vida Religiosa Consagrada. Um assunto muito debatido e falado foi a leveza institucional. De fato, temos estruturas grandes e todos querem saber como diminuir esse peso buscar maior leveza inclusive nas relações. O Seminário deu pistas e linhas de ações para os âmbitos da Vida Religiosa, a partir da troca de experiências", ressaltou o religioso

Foram dias intensos de palestras, debates, celebrações, atividades em grupo, oficinas na busca de pistas e linhas de ações para a Vida Religiosa Consagrada no contexto atual. Como futuro, o Seminário continua na vida dos participantes que levam as discussões e pistas de ação para os locais de atuação em todo o Brasil.



Fonte: www.crbnacional.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário