quinta-feira, 15 de março de 2012

ACNUR assiste vítimas de explosão em depósitos de armas no Congo, que

BRAZZAVILLE, República do Congo, 12 de março (ACNUR)
Chantal, de 43 anos e mãe de cinco crianças, está desesperada por abrigo. Ela está entre as cerca de 14 mil pessoas com necessidades urgentes de assistência e que ficaram desabrigadas depois que um depósito de armamentos explodiu, no último dia 04 de março na parte oriental da cidade de Brazzaville, capital da República do Congo.

“Eu não tenho sequer um pedaço de plástico para, ao menos, criar alguma sombra,” disse Chantal para uma equipe do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, enquanto via uma família construir um abrigo improvisado de plástico no mercado aberto de Nkombo. “Estou aqui desde segunda-feira, embaixo do sol, sem um lugar para ficar na parte coberta do mercado. Não posso nem cozinhar”, afirma Chantal. “Espero anoitecer e o sol se pôr para que fazer alguma coisa. Mas é muito complicado”.

Após receber um pedido para apoiar o governo, o ACNUR está ajudando as vítimas mais vulneráveis da série de explosões que matou mais de 200 pessoas, de acordo com números oficiais. Os desabrigados estão concentrados no mercado de Nkombo e em outros seis locais. O ACNUR auxiliará na administração desses lugares e fará o registro dos deslocados internos.

“O registro dos deslocados internos é essencial para controlar a situação e providenciar a assistência necessária”, disse Paul Ndaitouroum, representante do ACNUR em Brazzaville. “É extremamente importante identificar as pessoas mais vulneráveis e providenciar suporte a elas”, acrescenta.
Saiba mais em www.acnur.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário