domingo, 4 de março de 2012

Ciclovia Já: ciclistas se mobilizam por mais estrutura para bicicletas em Mato Grosso

Quem já enfrentou o trânsito de uma cidade pedalando uma bicicleta sabe bem o quanto uma ciclovia faz falta: motoristas que não respeitam a distância mínima ao ultrapassar ciclistas, portas de carros abertas e buracos nas vias são apenas alguns desafios. É justamente para garantir uma pedalada mais segura que ciclistas de Cuiabá (Mato Grosso) elaboraram um projeto de iniciativa popular com o objetivo de garantir uma ciclovia na cidade.
A iniciativa começou em outubro do ano passado com o grupo Ciclovia Já. De acordo com a cicloativista Malu Brandão, a ideia do grupo nasceu com a intenção de divulgar a bicicleta como meio de transporte. "A gente se reúne para debater, discutir, como fazer para chegar ao poder público”, comenta.

Um passo importante para o incentivo do uso da bike é garantir uma infraestrutura adequada para os/as ciclistas. "A cidade precisa de transformação [na área de] mobilidade urbana”, ressalta, destacando que Cuiabá possui apenas "23 quilômetros de ciclovias e muito mal feitas”.

E foi para garantir a inclusão da bicicleta como meio de transporte em Cuiabá e Várzea Grande que o grupo elaborou o projeto de lei de iniciativa popular denominado "Lei da Mobilidade Urbana Sustentável” ou somente "Lei da Bicicleta”. O documento determina que "5% das vias urbanas serão destinadas a construção de ciclofaixas e ciclovias” integrando a bicicleta ao transporte coletivo. Além disso, destaca a necessidade de estacionamentos ou bicicletários em prédios públicos e estabelecimentos comerciais como supermercados e shoppings.

"Conscientes da problemática ambiental e do caos no transporte público, percebemos o quão necessário são as Ciclovias e as Ciclofaixas em todos os Corredores Viários e Vias Estruturais previsto no Plano de Mobilidade para a Copa 2014. Encorajamos o Poder Público municipal e estadual nas suas esferas Legislativa e Executivo a implantar e implementar uma política efetiva e permanente de inclusão da bicicleta como um meio de transporte”, apresenta a justificativa da petição.

Para que o abaixo-assinado do grupo seja validado como projeto de iniciativa popular, o documento precisa apresentar 17 mil assinaturas de pessoas que possuam o título de eleitor/a do estado do Mato Grosso. Até o início da tarde desta quarta-feira (29), 979 pessoas já haviam assinado a petição online pelo endereço: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=LB2011

Malu Brandão lembra que qualquer pessoa ou grupo pode elaborar um projeto de lei de iniciativa popular e se mobilizar para validá-lo. "Seria legal que cada cidade também criasse a sua [petição] para ciclovias. Precisamos de mais ciclovias no país”, comenta, destacando ainda a falta de incentivo do uso da bicicleta por parte do governo.

Ciclovias


A demanda de ciclistas por mais espaços exclusivos para bicicletas não é por acaso. A cicloativista Malu Brandão observa que o Brasil ainda possui poucas ciclovias. Observação que pode ser constatada em números. Segundo informações do Portal Mobilize Brasil, a cidade com maior extensão de ciclovias no país é o Rio de Janeiro, com 240 km. A intenção da prefeitura é que a extensão da ciclovia na cidade chegue a 300 km ainda neste ano. Em comparação, a cidade de Bogotá, na Colômbia – para continuar na América Latina -, possui mais de 350 km para as bikes.

Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital

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