quinta-feira, 15 de março de 2012

Manaus terá consulado itinerante para haitianos

A CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas teve mais uma reunião em Manaus, no Auditório Belarmino Lins, da Assembléia Legislativa do Amazonas. Presidida pela Senadora Vanessa Grazziotin, a sessão teve a presença de autoridades envolvidas no tema e de aproximadamente 50 haitianos que imigraram para o Amazonas após o trágico terremoto que praticamente destruiu o país em 2010.

Para o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, um dos convidados do evento, o Brasil se encontra em uma ótima situação econômica, o que provoca o retorno de brasileiros que foram morar em outros países e a entrada de pessoas que vivem em países em crise.
Um outro fator que aumenta a imigração, afirmou Paulo Abrão, é que o Brasil vivencia uma grande exposição internacional, pois sediará grandes eventos como a Rio + 20, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Além disso, o país é visto tradicionalmente como um país receptivo a imigrantes. O secretário ressaltou, entretanto que, com relação aos haitianos, não houve crime de tráfico de pessoas. O caso seria uma questão de direitos humanos.

O crime de tráfico de pessoas, segundo estatísticas dos órgãos competentes, aparece em quarto lugar na mobilização de recursos internacionais. Com características peculiares, esse crime é um dos mais difíceis de ser apurado, segundo autoridades no assunto, como o Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Sérgio Fontes.

“Pelo que investigamos, no caso dos haitianos que vieram para o Amazonas não há características de crime de tráfico de pessoas, pois eles realizam uma espécie de consórcio familiar para pagar os custos da vinda deles. Quem vem para o Brasil se compromete em enviar para os familiares recursos oriundos do seu trabalho por aqui” – comentou Fontes, que ainda convidou os haitianos a denunciarem todo caso de extorsão no processo de mudança para o Brasil.

Entretanto, foi inaugurado nesta segunda-feira, em Manaus, o primeiro posto rodoviário do Brasil feito especialmente para recepcionar imigrantes. A capital amazonense também sediará o primeiro Consulado Itinerante do Haiti.

Fonte: www. www.radiovaticana.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário