terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EUROPA PREOCUPADA POR ATAQUES A MINORIAS RELIGIOSAS

Bruxelas, 22 fev (RV) - A União Europeia reafirmou ontem seu compromisso em favor da liberdade de culto e manifestou sua profunda preocupação pelo incremento de episódios de violência e intolerância contra minorias religiosas em várias partes do mundo.

Em um texto, os chanceleres da Comunidade, reunidos em Bruxelas, condenaram ‘firmemente’ os ataques contra lugares de culto cristãos e peregrinos muçulmanos neste início de ano, e asseguraram que ‘infelizmente’ nenhum país está isento do ‘açoite’ da intolerância religiosa.

Vinte e oito peregrinos xiitas morreram há duas semanas em um ataque suicida contra um ônibus na cidade iraquiana de Samarra, enquanto em janeiro, ataques a igrejas cristãs no Egito deixaram várias vítimas.

Para a União Europeia, a liberdade religiosa é um direito fundamental de todos os seres humanos que deve ser protegido em todos os lugares. Os Ministros do Exterior dos 27 países membros da União afirmam que é responsabilidade das autoridades nacionais proteger seus cidadãos, inclusive os que pertencem a minorias religiosas, pois “todas as pessoas devem poder praticar livremente sua religião, individual ou coletivamente, sem medo de intolerâncias e ataques” – concluíram os ministros.
(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário