quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Outubro, mês de mobilizações

Minga
Mutirão Informativo dos Movimentos Sociais
Adital

Tradução: ADITAL

Boletim Informativo da Minga Informativa de Movimentos Sociais – 28/09/2011

Em outubro, estão programadas diversas mobilizações no continente e no mundo. Um dos eixos centrais será os temas ambientais e climáticos e direitos da natureza, com vistas às negociações internacionais em Durban (dezembro, sobre o clima) e Rio+20 (Rio de Janeiro, junho de 2012, sobre desenvolvimento sustentável).

Dessa forma, os povos indígenas de Abya Yala convocam para o 12 de outubro à IV Minga Global pela Mãe Terra. Na convocatória, destaca-se que o objetivo é que em cada canto do planeta levantem-se vozes e se unam as mãos em defesa da vida, pelos direitos da Mãe Terra, pelo pleno exercício dos direitos dos povos indígenas, contra a imposição das atividades extrativistas e pela construção coletiva do Bem Viver. A organização está a cargo da Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (CAOI), da Coordenadora de Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA, em espanhol), pelo Conselho de Centro América (Cica), pelo Conselho Indígena de Mesoamérica (Cima) e por suas bases regionais. Essa luta de resistência à colonização se iniciou no dia 12 de outubro de 1492, com a invasão europeia de Abya Yala.

De 8 a 16 de outubro de 2011, acontecerá uma nova edição da Semana de Ação Global contra a Dívida e as Instituições Financeiras Internacionais. "Unamos nossas forças e digamos NÃO à dívida ilegítima: adquirida em nome dos povos; porém, destinada a beneficiar a uns poucos banqueiros e políticos corruptos, às grandes multinacionais, aos interesses especulativos, à criminalização e repressão contra a resistência popular”. Os povos do mundo demandam a prestação de contas e a transparência no manejo das finanças públicas. As instâncias organizadoras convocam a fazer confluir as ações em todo o planeta, convidando todos e todas a unir-se, a maximizar sua criatividade e a realizar todo tipo de ação apropriada para visibilizar as demandas comuns e apoiar as lutas concretas.

Da mesma forma, no Panamá, nos dias 1 e 2 de outubro, acontecerá o Fórum Alternativo sobre Mudança Climática, em resposta à reunião intersessional meso-americana de Mudança Climática, que se realizará nesse país. O objetivo é retroalimentar os processos de luta e denunciar a aplicação das falsas soluções à crise do clima em seu conjunto.

O chamado contra o monopólio de terras, lançado em fevereiro durante o Fórum Social Mundial, em Dakar, Senegal, recopilou a adesão de mais de 650 organizações. Se sua organização também deseja apoiar esse chamado pode fazê-lo até o dia 7 de outubro de 2011. Camponeses atingidos pelo monopólio de terras entregarão o chamado de Dakar aos governos com todos os nomes das organizações que o avalizaram, durante as negociações sobre as Diretrizes de Roma, que se realizará de 10 a 14 de outubro. Essa mobilização também contribuirá para pressionar aos governos para que rechacem definitivamente os Princípios para Investimentos Agrícolas Responsáveis (RAI, por suas siglas em inglês), do Banco Mundial.

Se aproxima também o Grito de los Excluidos/as Continental (12 de outubro), com a 13ª Jornada de Mobilização "Pelo Trabalho, Justiça e Vida!”, que vem sendo realizada desde 1999 em diversos países da América Latina e Caribe. Pelo menos em 10 países o Grito acontecerá de distintas formas, expressões e com diferentes agendas, com o comum denominador da defesa da Vida em toda sua plenitude: da natureza, das comunidades, dos direitos sociais das minorias e dos excluídos/as. Por exemplo, na República Dominicana já se iniciaram as Jornadas de Movilización 2011 pelo Direito à Habitação, à Terra e Zero Desalojos, que se estenderão até o dia 12 de outubro, relacionadas ao Dia Mundial do Habitat.

No Valle Del Cauca, Colômbia, se realizará el Congreso de Tierras, Territorios y Soberanías convocado por camponeses, indígenas, afrodescendentes e populações urbanas, para elaborar mandatos a respeito. Essa convocatória pretende reuniar entre 10 e 12 mil pessoas de todo o país.

Em Tocoa, Colón, Honduras, de 30 de setembro a 3 de outubro, se realizará o Encuentro contra la Militarización, Ocupación y Represión en Honduras ¡Solidaridad Militante con el Bajo Aguan! As organizações convocantes (camponesas, indígenas e de afros, entre outras) propõem "redefinir e construir novos acordos que nos façam avançar em estratégias de defesa dos direitos humanos individuais e coletivos das comunidades do Bajo Aguán e, em geral, do povo hondurenho, lutando contra a militarização e a repressão, o que contribuirá para romper com a dominação múltipla e com o avassalamento do povo hondurenho”.

Olhando em direção a Duban, a Via Campesina realizou um chamado aos movimentos sociais a todos os povos para uma mobilização mundial durante a XVII Conferência das Partes da Convenção sobre a Mudança Climática das Nações Unidas, que acontecerá em Durban, África do Sul, de 28 de novembro a 9 de dezembro de 2011. Nesse marco, acontecerá o Dia de Ação Global, em 3 de dezembro, junto com milhares de ativistas de outras organizações para exigir justiça climática.

Mais sobre as mobilizações em áudio (espanhol), na última edición de Voz de los Movimientos.

Calendário de mobilizações internacionais em outubro:

- 1 e 2 de outubro: Fórum Alternativo Mesoamericano sobre Mudança Climática (Panamá)
- 7 de outubro: Dia de Luta pelo Trabalho Decente
- 8 a 15 de outubro: Semana de Ação contra a Dívida e as Instituições Financeiras Internacionais (IFIs)
- 12 de outubro: Jornada de Luta contra o Capitalismo / Minga global pela Mãe Terra / Grito dos Excluídos/as (América Latina)
- 15 de outubro: Dia da Mulher Rural / Ações Internacionais pela Democracia Real Já!
- 16 de outubro: Dia de Luta pela Soberania Alimentar
- 17 de outubro: Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário