terça-feira, 17 de agosto de 2010

MRE lança projeto-piloto sobre prevenção ao tráfico de pessoas, exploração de trabalho e violência de gênero em Zurique, Genebra e Amsterdã

De 29/06 a 01/07, o MRE coordenou projeto-piloto sobre tráfico de pessoas, exploração do trabalho e violência de gênero nas cidades de Zurique, Genebra e Amsterdã. A missão foi integrada por diplomatas da Divisão de Assistência Consular do Itamaraty e por representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Secretaria Nacional de Justiça e do Governo de Goiás. Foram realizadas reuniões com entidades governamentais e não governamentais locais, equipes consulares e representantes das comunidades brasileiras para aprofundar o conhecimento sobre a situação do tráfico de nacionais brasileiras para a Suíça e a Holanda.

Fonte: Lista Comunidades Brasileiras no Exterior, n° 13, 16/07/2010.

Os encontros com a comunidade demonstraram a importância de um esforço sistemático de aproximação, desmistificação do trabalho consular e estabelecimento de canais diretos com as lideranças. Registrou-se coincidência das informações recebidas de diversas fontes sobre o modus operandi do tráfico a partir do Brasil, a aparente inexistência de rede organizada de grande porte atuando nessa esfera, o tratamento
recebido pelas brasileiras nos primeiros meses por seus empregadores e posterior liberação após a quitação das dívidas, os caminhos para a regularização migratória mediante casamentos de conveniência e o temor de um retorno forçado ao Brasil antes de serem atingidos os objetivos financeiros.

As informações colhidas deverão ser objeto de avaliações dos órgãos brasileiros competentes, no intuito de se fazerem as correções de rumo necessárias para ampliação do uso dos serviços de assistência consular e acolhimento na chegada ao Brasil. Serão igualmente analisadas as possibilidades de cooperação e atuação identificadas ao longo dos encontros, a exemplo da realização de curso para multiplicadores, coleta de depoimentos de vítimas e uma maior interface entre as
campanhas no Brasil e nos países europeus.

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