No dia 10 de setembro de 2010, em Navirai/MS, realizou-se o IX Encontro Migratório Sem Fronteira. O Evento reuniu cerca de 90(noventa) pessoas do Brasil e do Paraguai, que discutiram dois temas: “Migração e Doutrina Social da Igreja” e a Legislação do MERCOSUL: acordo de livre, residência para os nacionais dos países do MERCOSUL (Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai) e associados (Bolívia e Chile).
Assessoraram as atividades e contribuiram na reflexão com palestras e exposições sobre os temas propostos, Irmã Rosita Milesi,mscs, do Setor Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB e padre Alfredo José Gonçalves,cs, do Serviço Pastoral dos Migrantes Nacional.
O evento foi organizado pelo Serviço Pastoral dos Migrantes da Diocese de Dourados/MS e pela Pastoral da Mobilidade Humana do Paraguai/Py, com o apoio e parceria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Navirai/MS, local onde realizou-se o encontro e reunião da Equipe de Coordenação.
O Serviço Pastoral dos Migrantes, que neste ano está completando 25 anos de presença junto aos migrantes, tem o objetivo de dinamizar a organização coletiva dos migrantes, à luz de uma evangelização aberta ao dialogo inter-cultural que, os estimule a serem protagonistas da história, na construção de uma sociedade justa e solidária, sinal do Reino de Deus. Como serviço, coordena e promove projetos sócios pastorais em defesa dos migrantes, o resgate de suas raízes, sua inserção sócio eclesial, construindo a cidadania universal.
O evento favoreceu o espaço de encontro e de integração entre os diversos agentes de pastoral e atores sociais que desenvolvem suas atividades no campo da migração que se apresenta com inúmeros desafios e possibilidades.
Um ponto também tratado e refletido no IX Encontro foi referente a situação com os diversos aspectos que afligem, sobretudo, os migrantes brasileiros no Paraguai, bem como os que estão em processo de retorno ao Brasil, os quais perderam a terra e os bens naquele País, e hoje passam fome, frio e tantas necessidades, situando-se debaixo de lona á beira da Rodovia 163, em Itaquirai/MS.
Outro aspecto que preocupa e desfiou os participantes é o “tráfico de pessoas”. A partir das reflexões provocadas, elaboraram e enviaram à presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB um pedido para que a Campanha da Fraternidade de 2013 seja sobre o tema: “A responsabilidade que sentimos, como Igreja, de ser agentes vivos na missão profética de denunciar condutas que aviltem a dignidade do ser humano, cientes deste hediondo crime e violação dos direitos humanos, solicitamos que o tema da Campanha da Fraternidade do ano de 2013, seja sobre o tráfico de pessoas.
O próximo Encontro Migratório Sem Fronteiras, ficou definido que será em Cuidad Del Este – Paraguai, seguindo a sistemática já adotada de ser realizado alternamente entre o Brasil e Paraguai.
A equipe organizadora, agradece a participação de cada um/a e o empenho dos membros da Paróquia Nossa Senhora de Fátima que não mediram esforços para que o evento atingisse seu objetivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário