No último domingo de julho foi coroado todo um trabalho realizado e construído com a comunidade Chilena na realização da festa da Padroeira Nacional N. S. Do Carmo (Durante nove meses foram celebradas novenas em preparação à festa). Foi um momento muito importante e de muita comunhão para a Comunidade Chilena em São Paulo, pois estava passando por um momento difícil e a festa junto com a fé e a cultura serviu para unir e para animar a todos os grupos organizados. Neste ano tivemos muitos rostos novos participando da mesma e também conseguimos uma linda integração entre os demais Países com a participação de outros Países Latino americanos. A integração e a convivência fraterna entre culturas diferentes fortalecem a verdadeira integração que queremos. Durante o dia mais de duas mil pessoas estiveram participando deste momento celebrativo.
Outro momento importante foi a celebração com autoridades Consulares e Imigrantes Chilenos em que lembramos e rezamos pelas famílias e pessoas que perderam seus seres queridos nos dois terremotos do Chile e do Haiti. Foi realizada também uma grande campanha solidária pela UNECHILE E ASSISTÊNCIA SOCIAL CHILENA com o apoio logístico da Pastoral para os danificados (Roupa, dinheiro e alimentos). Foi, portanto, um momento celebrativo carregado de sentido com base nos gestos concretos junto com as demais comunidades e grupos que foram sensíveis a dor e solidários com o próximo.
Temos muito claro que entre a fé, a cultura e o cotidiano existe uma íntima relação e uma total necessidade de caminhar juntos para fortalecer e defender a vida nas suas várias dimensões e níveis da existência. Tudo isso, os migrantes ajudam-nos a entender, a viver e a construir. “Diferentes sim, desiguais não” e a vida sempre em primeiro lugar.
Também se realizou na Pastoral o 4º Campeonato nacional de dança “Cueca” Chilena no Brasil, aonde a dupla vencedora irá participar do Campeonato Mundial. (É bom lembrar que nos últimos dois anos a Comunidade Chilena da Igreja da Paz foi Campeã mundial). Realizou-se também no mês de agosto o 6º Festival Folclórico Chileno no Memorial da América Latina com beleza, arte e religiosidade. Toda essa organização cultural, religiosa e política tem suas raízes na Pastoral do Migrante da Igreja da Paz e isso nos coloca em sintonia com o sonho de Scalabrini.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário