terça-feira, 30 de março de 2010

Angola e Rússia rubricam acordo de cooperação no domínio da protecção de fronteiras

Luanda - O Ministério do Interior de Angola e o Serviço de Segurança da Federação Russa assinaram hoje (segunda-feira), em Luanda, um acordo de cooperação e protocolo de formação de quadros nacionais da Polícia de Guarda Fronteiras.

Rubricaram o documento o vice-ministro do Interior para Ordem Interna, Angelo Veiga Tavares, e o general Vladmir Pronitchev, primeiro director adjunto do Serviço de Segurança da Federação Russa, na presença do titular da pasta do Interior de Angola, Roberto Leal Monteiro "Ngongo".

O objectivo principal do acordo é o de reforçar a defesa e segurança dos interesses do Estado angolano e da sua integridade territorial através do aperfeiçoamento dos mecanismos de asseguramento das fronteiras nacionais da República de Angola.

Segundo o vice-ministro do Interior, o acordo visa acolher a vasta experiência que a Rússia tem no controlo de fronteiras e formação de quadros, assim como no fornecimento de equipamentos para combater a imigração ilegal e os crimes transfronteiriços, nomeadamente o contrabando e tráfico de drogas.

Acrescentou ainda que a Federação Russa tem uma grande experiência em termos de tecnologia de informação, o que vai permitir uma gestão e troca de informação para dar uma resposta mais adequada ao fenómeno da imigração ilegal e aos crimes transfronteiriços.

Já o chefe da delegação russa, Vladimir Pronithev, manifestou a sua satisfação pelo facto do seu país juntar-se aos esforços do Governo angolano na protecção das fronteiras nacionais e no combate à imigração ilegal.

Durante a sua estada no país a comitiva russa manteve vários encontros de trabalho com altos responsáveis do Ministério do Interior e da Polícia Nacional, além de efectuar algumas visitas em algumas unidades policiais do país.

Agência AngolaPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário