terça-feira, 11 de agosto de 2009

Encontro dos imigrantes com delegação do governo paraguaio em São Paulo

Delegação do governo paraguaio anuncia deposito de “Acordo de Livre Residência Para Nacionais dos Estados partes do MERCOSUL” durante encontro com sua comunidade em São Paulo.

O Centro de Apoio ao Migrante (CAMI/SPM), em parceria com a Confederação Sindical das Américas (CSA) promoveu um encontro das autoridades de Migração do Governo paraguaio com sua comunidade em São Paulo.

O histórico evento aconteceu na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no dia 01 de agosto, e contou com a presença, entre a delegação paraguaia, do Dr. Elias Samuel Lugo, Ministro Secretário de Repatriados e Refugiados, do Dr. Julio Benitez, Diretor Geral de Migrações, Dr. Juan Buffa, Diretor Geral de Assuntos Especiais do Ministério de Relações Exteriores, Comissário Arroyo Arcario, Frederico Scrueder, Engenheiro e Diretor das Missões Estrangeiras e Radicados no Paraguai, Dr. Luiz Mesa, Diretor de Repatriados e Dr. Sergio Velilla, Chefe de Integração Regional do Ministério do Interior.

Entre as autoridades brasileiras que se pronunciaram durante o evento destacamos a presença do Dr. Renato Bignani, Auditor Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Ricardo Augusto Yamasaky, Dirigente da Assessoria da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Victor Baez Mosquera, Secretário Geral da Confederação Sindical das Américas, Alexandre Bento, da Secretaria de Relações Internacionais da CUT e da Sra. Célia Ester Cañete, Cônsul Geral da República do Paraguai em São Paulo.

O Evento teve como principal objetivo promover um debate entre a delegação do governo paraguaio, das entidades e sindicatos, bem como das lideranças da comunidade imigrante. Para o Ministro de Repatriados e Refugiados, Elias Samuel Lugo, antes dos documentos estão as pessoas, e nesse sentido aplaude a iniciativa do Brasil em conceder uma anistia para todos os imigrantes. Segundo ele, o Governo paraguaio se empenhará em garantir toda a documentação exigida pela Policia Federal aos seus cidadãos. Além do mais, está prevista a vinda de uma comissão da Polícia Nacional do Paraguai para emitir o documento de identidade à todas as pessoas que deixaram vencer ou extraviaram seus documentos, acrescentou o Ministro.
Na mesma linha, o Secretário Geral da CSA colocou à disposição do Governo paraguaio, o espaço físico da instituição para o período de trabalho desta comissão.

Momento de emoção foi quando Humberto Jara, um notado líder da comunidade paraguaia, leu uma carta em homenagem a um imigrante paraguaio que viveu a maior parte de sua vida fora de sua terra natal, devido à ditadura militar da época. A leitura de tal documento se deu em um momento oportuno e esperado, pois em mais de 30 anos da migração paraguaia para São Paulo, pela primeira vez se instituiu um diálogo fraterno entre o povo paraguaio e as autoridades de seu governo. Algo que era um sonho durante muitos anos, hoje se transformou em realidade, concluiu Humberto.

Durante o evento, também foram passadas algumas informações importantes da conjuntura política em relação aos migrantes. Neste sentido, o Diretor de Migrações comunicou que finalmente, o Paraguai depositou o Acordo de Livre Trânsito e Residência para os Nacionais dos Estados Partes do MERCOSUL, mais Chile e Bolívia, permitindo que o mesmo passe a vigorar a todos os seus países membros em 30 dias.

Paulo Illes
Centro de Apoio ao Migrante / SPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário