quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Rádio Migrantes: um elo entre o migrante e seu país

Adital

Abandonar sua origem e sua história para tentar vida nova, num país diferente. Os migrantes que largam tudo em busca de novas oportunidades deixam para trás não só sua terra natal, mas também família, amigos e cultura.

No último dia 3, entrou no ar a "Rádio Migrantes", uma iniciativa da Congregação Católica Missionários de São Carlos Borromeo Scalabrinianos, localizada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil. Podendo ser acessada pela internet no endereço www.radiomigrantes.net, o objetivo da rádio é ser um espaço de troca de mensagens entre amigos e familiares, além de divulgação de notícias, eventos, informações culturais, orientações e, claro, música brasileira e entretenimento. O projeto é coordenado pelo Padre Sérgio Gheller.

De acordo com o coordenador, logo no primeiro dia, pessoas de diversos países interagiram na programação. Comunidades brasileiras no Japão, Estados Unidos, Itália e Portugal, por exemplo, manifestaram apoio à iniciativa. Ainda em trabalho de divulgação, a avaliação dos acessos só poderá ser feita no final do mês.

Pacientemente, o padre esclarece que aos poucos novas comunidades brasileiras no exterior são descobertas o que amplia a comunicação da rádio. "Nós divulgamos (a rádio) por meio das comunidades brasileiras em outros países. As embaixadas também estão divulgando nosso trabalho", diz o padre.

No ar 24 horas por dia, o site é bastante interativo e convida os ouvintes-internautas a participarem, mandarem seus recados e opinarem sobre a programação. Padre Gheller lembra que não só os migrantes, mas também aqueles que ficaram no Brasil, podem participar. "As mensagens podem ser enviadas por escrito (via mensagem) ou gravadas em áudio. Tudo é publicado. O que for enviado por escrito, vira programa", explica ele. Também é possível enviar e receber fotos e divulgar eventos das comunidades brasileiras.

O diferencial da rádio, segundo padre Gheller, é que ela não divulga hora, nem nada regional, tendo caráter universal. Não segue fuso horário. "Claro que têm programas em horários fixos, mas o acesso é para todos os países, dessa maneira, qualquer pessoa pode acessar os arquivos na programação no site", explica.

Dom Alessandro Ruffinoni, da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), é um dos colaboradores na programação da Rádio Migrantes. Durante essa semana, o bispo participa da comemoração da ‘Semana do Migrante’ que acontece em Portugal e que tem como nação homenageada o Brasil.

Mais informações:Padre Sérgio Gheller
Centro Scalabriniano de Comunicação
Telefone: (54) 3317 9549 ou radiomigrantes@radiomigrantes.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário