Quilombolas se encontram para festejar e trocar conhecimento, sonhos e esperanças em evento organizado pela Pastoral dos Migrantes
A manifestação cultural é uma das melhores formas de abordar assuntos complexos e importantes nas relações sociais do nosso cotidiano, como gênero, direitos humanos e sociais, desenvolvimento sustentável, infância e juventude, questão agrária, educação, saúde, espiritualidade, associativismo, transporte, etc. E foi exatamente isso que aconteceu em dois Encontrões de Cultura Quilombola realizados pela Pastoral dos Migrantes de Araçuaí em julho deste ano, nos respectivos municípios de Araçuaí e Minas Novas.
De maneira lúdica e pedagógica, grupos quilombolas apresentaram sua arte, trazendo temas para reflexão e aprendizado aos participantes. Houve uma participação intensa de homens, mulheres, jovens e crianças, os quais socializaram suas lutas, seus sonhos, suas resistências, seus costumes e esperanças.
A troca de conhecimento em forma de festa e manifestação cultural foi bem sucedida, fazendo com que muitos participantes já reivindicassem novos Encontros para 2012. Cerca de 800 pessoas participaram dos dois Encontros expressando a cultura de comunidades quilombolas rurais e urbanas dos municípios de Araçuaí, Minas Novas, Itinga e Chapada do Norte no Vale do Jequitinhonha-MG.
Pastoral dos Migrantes – Vale do Jequitinhonha-MG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário