segunda-feira, 4 de abril de 2011

Abandono escolar é tema de Campanha Quaresmal 2011

Tatiana Félix *

Adital
Preocupados com o abandono escolar, a Pastoral Social do Panamá decidiu usar essa questão como tema de sua Campanha Quaresmal 2011. Com o lema "Viver é conviver" a proposta da campanha deste ano é discutir sobre a situação em que vivem as famílias e comunidades, para estimular a melhor convivência entre os membros.
De acordo com o padre Patrick Hanssens, diretor da Pastoral Social, a quaresma é tempo de conversão, de mudança de estilo de vida para alcançar uma comunidade menos violenta. Ele ressaltou que a proposta dos temas levou em consideração a situação das famílias e comunidades.

Neste sentido serão discutidas as temáticas que falam sobre atos concretos da vida, as ações baseadas na palavra de Deus, que estimulam para uma mudança pessoal e comunitária.


A campanha também ressalta que ainda falta um modelo de educação para a juventude. E para tentar melhorar a relação familiar, serão promovidos debates sobre 'como corrigir sem ofender' e 'como evitar a ruptura dos laços entre pais e filhos'.

Por que os jovens deixam a escola com tanta facilidade? O que se deve fazer como pai e mãe de família, nesta situação? Como acompanhar os jovens que estão sem trabalho? E, o que fazer quando nos dizem que nosso filho ou filha anda pelo mau caminho? Esses são alguns dos questionamentos que serão discutidos durantes os encontros promovidos pela campanha em todo o país.

Sobre o abandono escolar, os debates serão direcionados no sentido de mostrar qual é, geralmente, o futuro dos jovens que abandonam precocemente seus estudos.

Também será tratada a questão das famílias que não contam com a figura paterna, e onde apenas as mães são as responsáveis pelo sustento de seus filhos. A Pastoral pretende dar visibilidade também para os jovens menores de idade que ingressam ao mercado de trabalho sem estarem preparados.

Um dos problemas mais preocupantes é o dos jovens que, estimulados pelo consumismo, ou seja, o desejo de 'ter' objetos da moda, acabam caminhando em direção ao crime organizado, como forma de conseguirem realizar seus desejos.

Com informações da Agência Latino-Americana de Comunicação (ALC) e La Estrella

Para mais informações, acesse: www.pastoralsocialpanama.org


* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário