Iniciativa capacita mineiros que fizeram um pé de meia no exterior e não sabem onde investir as economias
Da Redação
Dono de uma churrascaria no município de Mantena, cidade vizinha de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Edvaldo Alves Coutinho deu um grande salto na vida. Representante típico dos milhares de moradores da região que buscam a independência financeira nos Estados Unidos, ele planeja meticulosamente os próximos passos do empreendimento, inaugurado no início de 2010, graças aos recursos acumulados no exterior.
Recém-casado com Salen, sócia no negócio, Edvaldo coloca em prática as ações de gestão propostas pelo projeto Remessas de Recursos e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil, iniciativa destinada a orientar candidatos a empreendedores que possuem recursos obtidos em anos de trabalho e sacrifícios no exterior, além de oferecer educação financeira (Caixa) aos emigrantes e beneficiários das remessas. A parceria entre o Sebrae-MG, Sebrae-NA, a Caixa Econômica Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) oferece meios para a obtenção do sucesso e para a redução dos riscos na destinação das reservas financeiras acumuladas por milhares de pessoas.
O Sebrae-MG é responsável por toda a capacitação presencial dos empreendedores e o Sebrae-NA destina esforços à educação a distância. A possibilidade de participar dos cursos via internet leva conhecimento também para quem ainda está fora do país e compartilha a decisão de em que e como investir o recurso financeiro remetido para o Brasil. O programa oferece instrumentos de gestão para as pessoas que vivenciaram as várias fases do processo de “fazer a América” e que voltaram para montar um negócio no Brasil.
Ao desembarcar no Brasil, o mineiro priorizou o investimento na construção de um apartamento e de um lugar para colocar em prática o desejo de ser dono do próprio negócio. Hoje, é a mãe dele quem está nos Estados Unidos, trabalhando como babá e enviando recursos para os investimentos.
A decisão pela churrascaria foi precedida de pesquisas de mercado em Mantena. “Com o apoio do Sebrae-MG,concluímos que o melhor seria o restaurante”,assinala. A preparação incluiu o aprendizado na definição de preços e em negociação com fornecedores.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias MG
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