Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
O mandatário venezuelano, Hugo Chávez, completou, ontem (31), na Bolívia, seu terceiro dia de visitas por países latino-americanos. Na ocasião, Chávez firmou 12 acordos binacionais com o mandatário boliviano Evo Morales e chamou os movimentos sociais a participarem da Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP).
"Pedimos aos movimentos sociais que se incorporem em massa e que, de maneira coordenada, abram um espaço de tempo das assembleias coordenadas para eleger desde suas próprias bases a delegados e porta-vozes para darmos vida a um poderoso movimento popular da Alba”, destacou.
A ideia, de acordo com Chávez, é garantir um movimento popular no grupo de integração e, assim, fortalecer o Conselho de Movimentos Sociais dos países que fazem parte da Alba-TCP.
"Estamos em momentos nos quais devemos fazer todos os esforços mentais de pensamento e ação para fortalecer a unidade dos movimentos sociais”, destacou, acrescentando que os movimentos precisam se unir e promover ações que ultrapassem as fronteiras das nações. "Nenhum de nossos países sozinho vai poder frear a loucura imperial e construir um mundo distinto alternativo e humano. Só unidos juntaremos forças”, declarou.
Durante a visita ao país sul-americano, Chávez participou da I Comissão de Integração Conjunta entre Venezuela e Bolívia e assinou 12 acordos binacionais com Evo Morales, os quais ajudarão na construção de um modelo de intercâmbio comercial entre os dois países e na formação da área econômica da Alba-TCP.
Saída da CAN
A saída da Venezuela da Comunidade Andina de Nações (CAN) também foi lembrada ontem (31) durante a reunião entre Chávez e Morales. De acordo com informações de agências, os dois mandatários firmaram um acordo para "evitar que ocorra um vazio no intercâmbio comercial” entre as duas nações após a saída de Venezuela da CAN, marcada para ocorrer no próximo dia 21 de abril.
Ainda na Bolívia, o mandatário venezuelano anunciou que Caracas, na Venezuela, será, nos próximos dias, sede da Cúpula Presidencial da Alba. Chávez percorre, desde a última quarta-feira, países latino-americanos com a intenção de fortalecer a integração regional. A viagem começou na Argentina, de onde seguiu para Uruguai e Bolívia. Hoje (1°), o mandatário chegará à Colômbia para participar de reuniões com o presidente Juan Santos.
Com informações de VTV, AVN e Prensa Presidencial de Venezuela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário