quinta-feira, 4 de junho de 2009

Coletivo de Formação

De 22 a 24 de maio de 2009, o Serviço Nacional Pastoral dos Migrantes promoveu mais um coletivo de formação reunindo cerca de 80 agentes de pastoral, atuantes em quase todos os estados do Brasil.

O estudo contemplou parte da realidade dos três setores que integram a organização pastoral e, portanto categorias de migrantes presentes nas áreas de atuação pastoral: Setor Imigrantes: Com o estudo do texto sobre a livre circulação de trabalhadores no MERCOSUL, extraído do livro Migrações Internacionais contribuição para política, do autor Marcílio Ribeiro de Sant Ana. Setor Temporário: Agro combustíveis – questões para o debate político e social, texto de José Carlos Alves Pereira. Setor Urbanos: Teologia e Pastoral Urbana. Texto de padre Alfredo José Gonçalves e texto intitulado Reflexão do Mundo Urbano, contribuição de Jairo Moura Costa. Houve o debate sobre Políticas Públicas Migratórias.

Como fonte inspiradora e sustento para a caminhada o grupo refletiu o artigo: Uma Entrevista Com o Apóstolo Paulo, de Frei Carlos Mester. Além do mutirão de estudo, durante o encontro houve vários momentos de espiritualidade, integração cultural e espaço par a partilha das iniciativas pastorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário