quinta-feira, 4 de junho de 2009

Comissão Bíblico Catequética

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB propõe a celebração do Ano Catequético que tem como tema: “Catequese, caminho para o discipulado” e lema: “Nosso coração arde quando ele fala, explica as escrituras e parte o pão”. Temos certeza que este grande Mutirão catequético, centrado na iniciação cristã e no discipulado missionário, à luz do itinerário dos Discípulos de Emaús, nos despertará ao seguimento do caminho pelo Mestre.

O Ano Catequético nos propõe a buscar um novo impulso à catequese, despertando a consciência de que a catequese é uma dimensão de toda a ação evangelizadora. Uma ação eclesial só é evangelizadora se também catequiza. Catequese não é, portanto, uma ação restrita aos ministros da catequese, mas de todo cristão. É fundamental que toda a igreja assuma uma nova concepção de catequese como um processo formativo, sistemático, progressivo e permanente de educação da fé, da esperança e do amor. Por isso, o Ano Catequético tem por objetivo “dar um novo impulso à Catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado. É um convite para que cada Catequista, cada discípulo missionário, faça a experiência pessoal do encontro profundo com o Senhor Ressuscitado que transforma o medo em coragem, em iniciativas, em partilha e em entrega da própria vida a serviço do Evangelho e da Missão. Este encontro com Jesus Cristo se realiza: no Caminho, na Palavra e na Eucaristia, e nos possibilita retomar a esperança e partilhar com os irmãos a própria experiência de vida.

Portanto, o Ano Catequético quer ser um despertar de todos os cristãos para o aprofundamento e amadurecimento na fé vivida no seio de uma comunidade empenhada em irradiar a vida em Cristo para toda a sociedade. Somos convidados/convidadas a abrir nosso coração para receber a mensagem de Jesus que nos desafia a termos coragem para darmos testemunho dele no mundo todo, perante todas as pessoas.

As comunidades estão estudando o texto base, realizando encontros celebrativos e mutirões nas paróquias, dioceses e regionais. Outras informações no site:
www.ediçõescnbb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário