Karol Assunção *
Adital -
O Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado amanhã (9), será lembrado de uma forma diferente em Brasília. Neste ano, a capital brasileira será o cenário da I Corrida contra a Corrupção. A largada está marcada para acontecer às 9h no Congresso Nacional.
De acordo com Jovita José Rosa, diretora do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), a ideia da Corrida é incentivar a população a lutar contra a corrupção a nível local e nacional. "O objetivo é mobilizar a sociedade nesse item que muito nos envergonha", afirma.
Jovita lembra que o evento também será para celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado amanhã (9). A data, instituída em 2003 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, refere-se à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Firmada por mais de 110 países, o documento prevê a cooperação das nações para recuperar dinheiro desviado e a criminalização de ações corruptas, tais como lavagem de dinheiro e suborno.
Neste ano, um grande passo foi dado no combate à corrupção no Brasil com a aprovação da Ficha Limpa. "A Lei da Ficha Limpa foi o nosso termômetro para avançar mais", considera. A Lei de iniciativa popular contou com o apoio de quase 2 milhões de brasileiros e brasileiras. "A sociedade está reagindo, mesmo devagar. A reação vem de forma ordeira, a passo lento, mas firme", avalia, ressaltando que a ideia agora é fazer com que a corrupção seja crime inafiançável. "Corrupção é um crime hediondo e deve ser considerado como tal, sem benefício da lei", justifica.
Além disso, Jovita afirma que a intenção é estender o ‘Ficha Limpa’ para todos os órgãos públicos até atingir a sociedade em geral. "Todos os representantes devem ter Ficha Limpa", comenta. Para o próximo ano, as ações se concentração no projeto de reforma política pela iniciativa popular.
A diretora do MCCE ressalta ainda que a corrupção "está generalizada no mundo inteiro" e que todos precisam "ficar alerta" para não cometer nem aceitar esse tipo de crime. "Devemos pensar em nossos próprios atos do dia-a-dia", comenta, destacando que a corrupção pode estar presente até mesmo em pequenas ações do cotidiano. "Um servidor público que não cumpre o horário, uma pessoa que compra um produto pirata...", exemplifica.
Dessa forma, Jovita convida a toda a sociedade a pensar sobre o assunto: "Nós da sociedade devemos fazer uma autoanálise para ver nossos pequenos atos de corrupção. Quem faz pequenos atos no dia-a-dia, pode acabar fazendo médios e grandes, também, sem se dar conta".
I Corrida contra Corrupção
A I Corrida contra a Corrupção é uma iniciativa do projeto "Venceremos a Corrupção". De acordo com Jovita Rosa, tal projeto - formado por MCCE, Contas Abertas, Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e Comunidade de Inteligência Policial e Análise Evidencial (Cipae) - tem o objetivo de incentivar o controle e o acompanhamento social no Legislativo, Executivo e Judiciário.
Os interessados em participar da corrida têm até amanhã para fazer a inscrição no sitio do projeto e escolher um dos três percursos disponíveis (10,3 km; 4,2 km; ou 1,15 km), todos com saída e chegada na Esplanada dos Ministérios.
Inscrições e informações em: http://www.venceremosacorrupcao.net.br/
* Jornalista da Adital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário