quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ASSEMBLEIA REGIONAL DO SPM EM CAMPO GRANDE-MS

Reunindo os núcleos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Maranhão e Paraguai, aconteceu nos dias 23 a 25 de outubro em Campo Grande-MS, tendo como tema: "Migração e Prevenção ao Tráfico de Pessoas". Essa assembléia também fez uma avaliação a partir de duas perguntas: "Onde estamos?" e "Onde queremos chegar?". Durante três dias, os núcleos apresentaram seus panoramas locais e debateram os rumos esperados para a região a partir de conquistas e avanços no período.

A expansão da Pastoral do Migrante, a ampliação da comunicação e as visitas a órgãos governamentais para estabelecer parcerias na atuação junto aos migrantes também receberam atenção especial. Dificuldades também foram relatadas: distâncias entre os membros para realizar um trabalho comum; número de membros insuficientes para atender todas as comunidades; não conhecimento dos passos necessários para o estabelecimento de parcerias com órgãos públicos e privados e falta de recursos financeiros que permitam o desenvolvimento do trabalho, assim como o reconhecimento e valorização das pessoas que o desenvolvem.

O segundo dia teve como objetivo um aprofundamento do tema da Assembléia, através da apresentação de painéis sobre Migração Internacional e Sul Americana (CAMI/SPM) e Prevenção ao Tráfico de Pessoas (IBISS e CETRAP/MS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário