quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Jovens exercem seu protagonismo através de ações de proteção ao meio ambiente

Tatiana Félix *

Beberibe - Adital - Desde que o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem, foi implantado em Beberibe, cidade situada no litoral leste do estado do Ceará, em julho de 2008, o programa oferece aos jovens a oportunidade para exercerem seu protagonismo.

Com idades entre 15 e 17 anos, os adolescentes que participam do programa logo perceberam, pelas riquezas naturais da cidade, que era preciso desenvolver um trabalho de preservação ambiental. Isso porque o acúmulo de lixo e plástico estava degradando o meio ambiente e matando os peixes, uma das principais fontes de renda das famílias das comunidades de Paripuera e Prainha do Canto Verde.

Foi assim que nasceu o Projeto Qualidade de Vida, Responsabilidade Social que tem como principal objetivo conscientizar a população a manter a cidade limpa e reciclar os resíduos plásticos provenientes do lixo domiciliar. No início, doze famílias foram escolhidas para cooperarem com a iniciativa, com o dever de separar o material plástico para a coleta seletiva.
Segundo Paulo Sena, orientador social da Secretaria de Ação Social de Beberibe, somente do último mês de julho até agora, já foram coletados 300 quilos de plástico que teriam poluído praia e mangue, caso não houvesse esse trabalho de conscientização.

Atualmente, já são trinta famílias que cooperam com a iniciativa. Elas devem entregar o material previamente higienizado e, no projeto, os adolescentes separam e cortam os resíduos que são vendidos posteriormente para reciclagem em Fortaleza, capital do estado.

Para fazer o transporte dos resíduos recicláveis, alguns comerciantes locais fizeram uma parceria com o projeto e levam o material para Fortaleza cada vez que vão fazer compras na cidade.
Com o dinheiro arrecadado, o "Qualidade de Vida" compra sacolas retornáveis que são doadas para a comunidade. Além disso, também é realizada uma ampla divulgação sobre a campanha em rádios comunitárias da cidade.

O sucesso do trabalho é tanto que, segundo Paulo, existe fila de espera de jovens querendo participar. Hoje, mais de 70 adolescentes atuam no programa de conscientização e limpeza ambiental. Os trabalhos são realizados em turnos opostos ao das aulas escolares. Eles exercem as atividades do projeto três vezes por semana num período de quatro horas por dia. Paulo informa ainda que, a cada quinze dias, é feito um mutirão para limpar as praias das comunidades.

Beatriz Lima, 17 anos, está no projeto desde o início e ressalta a importância do projeto: "esse trabalho desenvolve muito a gente e ajuda as famílias a preservarem o meio ambiente".
O "Qualidade de Vida, Responsabilidade Social" está previsto para terminar no dia 15 de dezembro, mas em virtude dos benefícios do trabalho de conscientização e a crescente adesão tanto das famílias, quanto dos jovens, o orientador diz que estão em busca de parcerias que permitam dar continuidade ao programa. "Os jovens têm interesse em continuar", afirma.

Mais informações pelo telefone: (85) 3327.2111.
* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário