sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Em Boa Vista (RR) projeto deve capacitar 300 jovens para o mercado de trabalho

Tatiana Félix *

Boa Vista - Adital - Será lançado na próxima segunda-feira (30), em Boa Vista, capital de Roraima, estado da região Norte do País, o projeto ‘Educando para o Trabalho. A iniciativa tem o objetivo de promover o acesso à educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. O lançamento será no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Roraima (Senac-RR), localizado nao bairro São Francisco.

O projeto Educando para o Trabalho foi desenvolvido pelo Senac-RR, sendo o único trabalho de toda a rede Senac do País, a fazer parte do programa Desenvolvimento & Cidadania, uma ação social da Petrobras desenvolvida em todo o Brasil.

Fábio Cardoso, Coordenador Pedagógico de Gestão e Comércio do Senac, informa que um dos critérios de participação é que os jovens estejam matriculados em escolas públicas, se encontrem em situação de baixa renda e não tenham nenhum vínculo ocupacional. O público alvo do Educando para o Trabalho são jovens com idade entre 15 e 29 anos.

O projeto deve beneficiar 300 jovens, moradores de bairros identificados com baixo índice de desenvolvimento humano de Boa Vista, entre eles, os bairros Sílvio Botelho, Raiar do Sol, Alvorada, Equatorial, Santa Tereza e comunidades próximas.

A capacitação profissional será realizada através dos cursos de Auxiliar Administrativo, Informática, Serviços de Recepção, Auxiliar de Secretaria e Vendedor. Os cursos devem durar pouco mais de um mês, com quatro horas de aula por dia, de segunda à sexta. A previsão é de que as capacitações comecem no início de fevereiro de 2010, quando será lançado um edital para inscrição.

A meta é que, no mínimo, 30% dos jovens capacitados sejam inseridos no mercado de trabalho. Para isso, Fabio informa que estão sendo feitas parcerias com empresas ligadas ao sistema Fecomércio. Porém, ele ressalta que "nada impede que outras empresas, como indústrias, façam adesão ao projeto".

Ele informa ainda que as empresas participantes devem receber um Selo de Responsabilidade Social. A ideia, diz, é que seja criada uma rede permanente que possa promover outras iniciativas e projetos sociais.

Fábio finaliza destacando que além de dar a oportunidade para o jovem ter sua formação profissional, o projeto tem caráter de resgatar a cidadania e a autoestima dessa juventude.
O programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobrás tem o objetivo de promover a inclusão social de jovens em situação de risco por meio da formação profissional, possibilitando a inserção deles no mundo do trabalho.

* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário