quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto Pescar: oportunidade de formação profissional para jovens de baixa renda

Tatiana Félix *

Adital - "Se queres matar a fome de alguém dá-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensine-o a pescar". Baseado neste provérbio chinês de Lao Tsé surgia em 1976, no Rio Grande do Sul, região Sul do Brasil, a primeira turma do Projeto Pescar. O programa nasceu com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto Pescar é caracterizado por ser um sistema de Franquia Social, onde as empresas que compõem a Rede Pescar abrem espaço para que estes jovens recebam formação pessoal e profissional. A iniciativa já recebeu diversos prêmios nas áreas de responsabilidade social, inovação em gestão e educação, entre outros.

Hoje, quase 14 mil estudantes passaram pelo projeto e a Rede Pescar já atua em doze estados brasileiros totalizando mais de 100 unidades. A rede também está presente em países como Argentina e Paraguai.


Ao todo são disponíveis 23 cursos em todo o País em diversas áreas como mecatrônica, eletricidade, comunicação, indústria, comércio, construção civil, gestão, informática, turismo e hospitalidade, e imagem pessoal.

Évio Resende, gestor do projeto, explica que os participantes dos cursos são jovens com idade entre 16 e 19 anos cujas famílias estejam em situação de baixa renda. A duração das aulas varia entre 8 e 11 meses e, ao término da formação, os jovens são encaminhados para o mercado de trabalho.

Os cursos são divididos em duas etapas. A primeira, referente a 60% do total do curso, envolve temas de formação de cidadania. A segunda é de formação específica e varia de acordo com o ramo de atuação das empresas parcerias do projeto.

As empresas que compõem a Rede Pescar divulgam a realização dos cursos nas comunidades no entorno de seu endereço e abrem o processo de seleção uma vez por ano. O foco são jovens carentes. A abertura de seleção também pode ser consultada no site do projeto.

Atualmente, jovens da cidade de Bebedouro, interior de São Paulo, podem se inscrever para a 3ª Turma de Iniciação Profissional em Manutenção Mecânica Industrial, na Unidade do Projeto Pescar Grupo Fischer. O processo seletivo segue até o dia 27 deste mês. Informações pelo telefone: (17) 3344-5874.

Évio informa que mais 16 empresas estão participando de treinamento para aderirem ao Projeto Pescar. "Possivelmente os jovens terão mais dezesseis possibilidades de fazerem formação".

Mais informações sobre o projeto no site: www.projetopescar.org.br


* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário