quarta-feira, 25 de novembro de 2009

VI Encontro Internacional sobre Tráfico de Pessoas começa dia 25, no Brasil

Tatiana Félix *

São Paulo - Adital - Chegando a mais uma edição, o VI Encontro Internacional sobre Migração e Tráfico de Pessoas: Desafios e Possibilidades, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, região Sudeste do país, começa no próximo dia 25, no auditório da Procuradoria Regional da República.

O evento, que termina no dia 27 deste mês, é realizado por intermédio do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, em parceria com o Instituto Latino-Americano de Promoção e Defesa de Direitos Humanos, WINROCK International Brasil e o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O objetivo é consolidar a rede de combate a este crime e realizar um intercâmbio de experiências entre os países participantes, a fim de contribuir para a construção de ações de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas não só no Brasil, mas em todo o mundo.

De acordo com Anália Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, participam deste encontro, representantes de países como Suíça, Suécia, Espanha, Portugal, Estados Unidos, França, Colômbia, Peru e Bolívia.

Em breve análise, Anália relembra que, no primeiro evento, o foco das discussões girou em torno da Prevenção ao Tráfico. Já na segunda edição o foco foi Repressão e Responsabilização. Sobre essa temática, a coordenadora explica que o objetivo foi integrar ações entre as polícias brasileiras e estrangeiras para desenvolverem estratégias conjuntas de repressão contra o crime organizado.

Ela diz que, desde o início dos encontros, há seis anos, os avanços obtidos são consideráveis. "Conseguimos influenciar o País para implantar o Plano Nacional. Nós sensibilizamos o governo", declara. Ela informa ainda que é possível perceber que houve consolidação da rede de enfrentamento e um melhor atendimento às vítimas do tráfico humano.

Outro ponto de destaque é que a rede não só foi consolidada, como também cresceu. De acordo com a coordenadora, mais pessoas abraçaram a causa, se sensibilizando pelo problema presente em todo o mundo. Ela destaca o movimento formado pela sociedade civil brasileira e diz que essa organização é inédita no mundo.

Após este encontro, que termina no dia 27, os participantes pretendem colocar em prática, no próximo ano, um plano que tem por finalidade capacitar policiais, agentes de Ministérios Públicos e toda a rede pública que lida com o enfrentamento a este crime.

Anália adianta que está prevista a realização de um curso inédito no Brasil, voltado para gestores públicos do estado de São Paulo. Trata-se do Curso de Especialização em Direitos Humanos, Segurança Pública e Tráfico de Pessoas, que deve atender 150 gestores do Estado.

Também faz parte das metas a criação de um Banco de Dados para que se obtenham números oficiais sobre a atividade e o perfil do tráfico humano no Brasil. "As metas são bastante amplas, mas são possíveis de serem realizadas", declara.

Durante o evento haverá o relançamento do livro "Tráfico de Pessoas", coordenado por Laerte Marzagão, e haverá o lançamento, no dia 26, do Movimento Contra o Tráfico de Pessoas, uma junção de ONGs que fazem parte do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo.

Representantes de alguns veículos de comunicação foram convidados para discutirem a abordagem que a mídia dá para a problemática do Tráfico Humano. Entre eles, o diretor da Adital, Ermanno Alegri, que falará sobre o Papel Político e Pedagógico da Mídia no Combate ao Tráfico de Pessoas.

Serviço
VI Encontro Internacional sobre Migração e Tráfico de Pessoas: Desafios e Possibilidades
Data: 25 a 27 de novembro
Local: Auditório da Procuradoria Regional da República
Endereço: Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2020, térreo, Bela Vista - SP

* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário