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Provedores de e-mails, blogs, sites de relacionamento e Twitter. São muitas as ferramentas que permitem a comunicação com o mundo, nesta que é a chamada Era da Comunicação Digital. E a Igreja, que desde os seus primórdios, se utiliza da comunicação para levar a Palavra de Deus aos fiéis, também tem usado a rede mundial de computadores para informar e evangelizar.
A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, região Sudeste do Brasil, após um encontro realizado no último sábado, dia 22, entre religiosos e comunicadores, informa que investirá ainda mais nas novas mídias sociais para se comunicar com os milhões de fiéis espalhados nas quase 300 paróquias e comunidades que a arquidiocese atende. Um dos temas do encontro foi "Novas mídias e evangelização: desafios e oportunidades para a Igreja".
De acordo com o coordenador da Pastoral da Comunicação, da Arquidiocese de São Paulo, Francisco Gonçalves, em junho, a entidade responsável pelas igrejas da região iniciará um curso, em parceria com uma instituição de ensino superior, que vai ensinar religiosos e demais interessados a fazer uso correto de ferramentas como blogs e twitter, utilizando linguagem e redação apropriada para atrair a atenção dos fiéis. "A ideia é que todas as paróquias tenham uma Pastoral da Comunicação para estimular a interação com os fiéis", explicou.
O encontro realizado pela Pastoral teve o objetivo de analisar a mensagem do Papa Bento XVI proposta para o 44° Dia Mundial das Comunicações. "No ano passado, o Papa já nos alertava para a cultura da internet, que é onde os jovens se concentram", esclareceu o diácono Francisco Gonçalves. Ele explicou que o pontífice pediu à Igreja Católica em todos os países, que utilize as ferramentas tecnológicas.
Neste ano, a Igreja abordou como tema, no Dia Mundial das Comunicações, ‘O padre e a pastoral no mundo digital - novos meios de comunicação a serviço da Palavra’. A celebração não tem data fixa, sendo comemorada nas proximidades da Ascensão do Senhor Jesus.
De acordo com o diácono, este Ano Sacerdotal também incentiva os religiosos a entrarem em contato com o mundo digital, mas, ele ressaltou que o contato não deverá ser apenas virtual. "O objetivo é usar o meio virtual para se chegar até ao encontro pessoal", esclareceu.
Uma das vantagens é que através da web é possível alcançar um número muito maior de pessoas, do que no espaço físico da igreja. "Muitas paróquias hoje já têm seu próprio site e nele podem informar o horário de missa, confissões e outros", ressaltou Gonçalves.
A Pastoral da Comunicação (Pascom) se dedica à operação dos meios de comunicação para divulgar os eventos, através de boletim, jornal, rádio e site. Sua missão é fazer fluir a comunicação entre pessoas, pastorais e comunidades de maneira acolhedora, tendo em vista a comunhão e a unidade. O modelo da Pastoral da Comunicação é participativo, a fim de valorizar as expressões da cultura humana.
Entre os dias 21 e 24 de julho acontecerá na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Mais informações pelo site: http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br.
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