Fonte: ONU
De acordo com as autoridades brasileiras, o 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações deverá reunir pelo menos oito chefes de governo e 50 ministros das Relações Exteriores de vários países, além do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.
Confirmaram participação no fórum os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Argentina, Cristina Kirchner, da Bolívia, Evo Morales, de Cabo Verde, Pedro Pires, e do Senegal, Abdoulaye Wade, e os primeiros-ministros da Espanha, José Luis Zapatero, da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e de Portugal, José Sócrates. O primeiro-ministro da Grécia, cuja presença chegou a ser anunciada, não participará do evento.
A ideia de criar a Aliança de Civilizações partiu do primeiro-ministro espanhol, logo após os atentados terroristas que atingiram o metrô de Madri, em 2004. Depois de criada pelas Nações Unidas em 2005, a Aliança já teve dois fóruns, o primeiro em Madri, em 2008, e o segundo em Istambul, na Turquia, no ano passado.
De acordo com o representante das Nações Unidas para a Aliança, o ex-presidente português Jorge Sampaio, a proposta foi trazer o fórum para o Brasil porque o país pode dar um exemplo de diálogo para o mundo.
“O Brasil tem uma diversidade cultural e uma experiência de dificuldades e êxitos que podem ser partilhados para os outros. O Brasil é um porta-estandarte da diversidade”, afirmou Sampaio, citado pela Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário