Fonte: Agência Brasil
Sócrates desembarca, nesta quarta-feira (26), em São Paulo para uma visita de 48 horas, durante a qual irá participar de encontros em São Paulo e do Fórum da Aliança das Civilizações, no Rio.
A crise em Portugal e na União Europeia, apelos a novos investimentos em Portugal e reforço de parcerias bilaterais estarão no centro das conversações que o primeiro-ministro português José Sócrates manterá durante a visita que efetua, esta semana, ao Brasil.
A agenda de Sócrates começa na quinta-feira, em São Paulo, com um encontro empresarial e almoço na Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Após o encontro com empresários brasileiros e portugueses, Sócrates embarca para o Rio de Janeiro, onde terá um jantar com diversas personalidades políticas e dirigentes empresariais.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro participa da sessão de abertura da Aliança das Civilizações, uma entidade das Nações Unidas vocacionada para promover o intercâmbio civilazicional entre os povos, presidida pelo ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio.
Durante o evento, no qual Sócrates fará uma intervenção sobre o tema central do fórum - “a diversidade cultural como caminho para a paz” -, o primeiro-ministro deverá encontrar-se com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com o chefe de Governo espanhol, José Luiz Zapatero, e com o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires.
Ainda na sexta-feira, pouco antes de embarcar para a Venezuela, onde se vai reunir com o presidente venezuelano Hugo Chávez, participa de um encontro com empresários portugueses e luso-brasileiros do Rio.
Durante os dois dias de permanência no Brasil, as relações econômicas e empresariais entre os dois países estarão no centro das conversações. Portugal tem vindo a reiterar convites a grandes grupos empresariais, como a Odebrechet e a Embraer, entre outros, para que reforcem os investimentos no país. Os contatos realizados com líderes empresariais brasileiros durante a recente cimeira luso-brasileira, que reuniu, em Lisboa, Lula e Sócrates, deverão prosseguir, agora, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário