NATAL, Brasil, 27 de maio (ACNUR) - Entidades da sociedade civil,autoridades políticas e o Alto Comissariado das Nações Unidas paraRefugiados (ACNUR) consolidaram parcerias em prol dos refugiadosreassentados no Rio Grande do Norte (RN), que em breve terá um comitêestadual dedicado à integração desta população na sociedade local. Estefoi o principal resultado do seminário realizado em Natal, no iníciodesta semana, que marcou o início das atividades de celebração ao DiaMundial do Refugiado no Brasil.
O evento foi promovido pelo Comitê de Direitos Humanos e MemóriaPopular (CDHMP), instituição parceira do ACNUR no Projeto deReassentamento de Refugiados Colombianos implementado no Rio Grande doNorte. Marcos Guerra, representante da Comissão de RelaçõesInternacionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte,ressaltou que a participação dos Poderes Executivo e Judiciário noevento, juntamente com a sociedade civil, representou uma tomada dedecisão em relação à disposição do Estado em acolher os refugiados.
Na palestra de abertura do seminário, o Representante do ACNUR noBrasil, Andrés Ramirez, ressaltou a generosa tradição do país de acolheraqueles que buscam refúgio e seu inovador sistema de proteção legal,além de enfatizar a importância da integração dos refugiados àsociedade local. “A integração legal é o primeiro passo em um longocaminho. A integração econômica é fundamental e precisamos dar passosconcretos para que o refugiado possa conquistar sua independênciamaterial. Em terceiro lugar, está a integração social, para a qual éimprescindível a existência de políticas públicas que garantam acesso àeducação e à saúde. Mas tudo isso não é suficiente se não houverintegração cultural, e é por essa razão que o povo brasileiro éfundamental durante o processo de acolhida”.
Leia mais em http://www.acnur.org/t3/portugues
ACNUR Brasil
Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 3044.5744Fax: (61) 3044.5705
e-mail: informacao@unhcr.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário