Fonte:Folha Online
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá enviar até 1,2 mil homens da Guarda Nacional para a fronteira com o México e pedir ao Congresso a liberação adicional de US$ 500 milhões (cerca de R$ 939 milhões) para reforçar a segurança na região, disse nesta terça-feira uma fonte do governo americano.
As medidas são anunciadas em meio à crescente polêmica sobre as leis de imigração no país – às quais o próprio Obama já se referiu como um sistema "falido" – e ao aumento da pressão dos Estados localizados na fronteira por ações para coibir o tráfico de drogas, armas e pessoas na região.
Na semana passada, em visita aos Estados Unidos, o presidente do México, Felipe Calderón, também fez um apelo para que os dois governos agissem conjuntamente no combate aos problemas na fronteira.
A violência relacionada ao tráfico de drogas é um dos principais problemas enfrentados pelo governo mexicano.
No fim de março, o assassinato de um fazendeiro no Arizona aumentou os temores de que gangues ligadas ao tráfico de drogas no México estejam cada vez mais ativas no lado americano da fronteira.
Segundo fontes do governo americano, as tropas da Guarda Nacional serão enviadas à fronteira em caráter temporário, até que novos agentes sejam recrutados e treinados.
As tropas ficarão encarregadas de atividades de inteligência e vigilância, além de prestar apoio imediato a ações de combate ao tráfico.
Os recursos solicitados ao Congresso serão utilizados para melhorar a tecnologia na fronteira e aumentar o número de agentes federais na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário