terça-feira, 4 de maio de 2010

Congo registra chegada de mais refugiados

Fonte: África 21 Digital

O Congo registrou nas últimas semanas a chegada a Likouala (extremo norte), de cerca de três mil novos refugiados da República Democrática do Congo (RDC) vizinho, elevando-se para 120 mil o número total de congoleses, afirmou em Brazzaville, Emilienne Raoul, ministra congolesa da Ação Humanitária.

“Pelo menos três mil pessoas chegaram à vila do Liranga (região de Likouala, norte-Congo), que contava antes com mais de 450 refugiados”, declarou a minista.

Esse afluxo surge na sequência dos combates travados em março em Mbandaka, capital da província do Equador, no noroeste da RDC, indicou a governante congolesa.

As autoridades de Brazzaville estimam em 120 mil o número total de refugiados, que começaram a chegar a Likouala desde outubro passado, fugindo os confrontos entre as etnias Enyélés e Bobas, que disputam terras arráveis.

Região florestal muito encravada, o Likouala faz parte das regiões menos populosas do Congo, com um à dois habitantes por quilómetro quadrado, segundo estimativas oficiais. “Esses refugiados são quase que duas vezes mais do que as populações locais. A sua situação preocupa-nos bastante”, disse a ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário