segunda-feira, 27 de junho de 2011

CENTRO DE ESTUDOS MIGRATÓRIOS - REUNIÃO PARA TRAÇAR MAPA DAS MIGRAÇÕES NO HEMISFÉRIO OCIDENTAL

No dia 1º de abril de 2011 foi realizada reunião no CEM que juntou pesquisadores da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Esse encontro faz parte de um processo coordenado pela Scalabrini International Migration Network com o objetivo de desenvolver um programa de vinculação permanente junto aos tomadores de decisões. O primeiro passo foi a publicação, em 2011, de La Migración International en el Hemisferio Ocidental: um estudio exploratorio realizado por Barry Mirkin (New York).

Levando adiante este processo, depois da panorâmica continental, o segundo passo é concentrar a atenção em alguns países, ou seja Argentina, Brasil, Colômbia e México. Todos estão levando adiante o mesmo esquema: I capítulo, Sintético diagnóstico da realidade migratória; II capítulo, Apresentação das políticas migratórias; III capítulo, O envolvimento da sociedade civil na definição das políticas e programas; Conclusão com sugestões aos tomadores de decisões. O estudo iniciou-se há pouco tempo e no dia 1º de abril a reunião teve como objetivo apresentar alguns resultados, confrontar as fontes, avaliar o processo e afinar a estrutura dos estudos para ter critérios semelhantes.

No início do dia se fez presente Juan Estevan da Porticus, entidade financiadora do projeto. Estiveram presentes: pelo México Pe. Flor Maria Rigoni e Cecilia Imaz; pela Argentina Lelio Marmora; pela Colômbia Roberto Vidal e pelo Brasil: Neide Pararra, Duval Fernandes, Dirceu Cutti, Mariana Recena Aydos e Pe. Paolo Parise, além da Socorro e Wellington do CEM. Os trabalhos foram coordenados por Pe. Leonir Chiarello. O estudo/diagnóstico de cada país deverá estar pronto no final de julho de 2011 e sua publicação acontecerá por ocasião do III Fórum Internacional sobre Migração e Paz, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro na Cidade do México.

Paolo Parise

Nenhum comentário:

Postar um comentário