segunda-feira, 27 de junho de 2011

MIGRAÇÕES E MUDANÇAS CLIMATICAS - CRISTÃO SEMENTE NA TERRA SEMENTE NO MAR

Destinatário e Instituição: O Apostolado do Mar, também conhecido como “Obra Stella Maris”, é uma instituição da Igreja Católica que oferece assistências espirituais, sociais e psicológicas aos marítimos, pescadores (artesanais e industrial), trabalhadores do mar, portuários / estivadores e suas famílias. Esta presente nos cinco continentes e é coordenada pelo “Pontifício Conselho dos Migrantes e Itinerantes. Alguns destes centros de acolhida, Stella Maris, foram confiados aos cuidados Pastorais da “Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos” (Congregação dos Missionários de São Carlos, conhecido como: “Carlistas ou Scalabrinianos”).
Missão (filosofia e valores) Em frente à situação de desenvolvimento e as dificuldades socioeconômicas, culturais, psicológicas e religiosas que enfrentam 1,4 milhões de marítimos e 30 milhões de pescadores em todo o mundo, as mudanças industriais, os câmbios climáticos e aos desenvolvimento do transporte marítimo, bem como as medidas de segurança e os efeitos da crisi internacional sobre os marítimos e pescadores e suas famílias, os aumentos das restrições das chegadas e saídas dos portos, as bandeiras de conveniência, os portos de conveniência, as privatizações dos portos, etc., nos trazem como conseqüência a busca de métodos pastorais alternativos que podem envolver os mesmos destinatários da nossa Missão como também os agentes de pastoral. A Igreja, por meio dos centros Stella Maris o centro de acolhida aos marítimos, busca métodos alternativos que venham a responder a estas novas necessidades
.Visão A Igreja se define como peregrina “sem terra”, se reflete na gente do mar; por isto deva dedicar especial atenção pastoral àqueles que escolheram a mobilidade humana como estilo de vida. Esta e uma nova idea de uma Igreja que caminha a casa do Pai, se deve juntar a dimensão da esperança que deve iluminar toda a nossa ação com o povo Deus no universo da pastoral. A “Carta Apostólica Stella Maris” (Estrela do Mar) do Papa João Paulo II (31 de janeiro de 1997), aponta a importância e necessidade urgente de uma atenção especifica aos marítimos e pescadores e suas famílias para que tenham vida em abundância. A missão do Apostolado do Mar é oferecer o bem estar aos marítimos e pescadores e suas famílias, promovendo os direitos humanos (favorecendo o desenvolvimento e sustentabilidade em seus Países), religiosos, éticos e sociais respeitando suas culturas, nacionalidades, idiomas e crenças religiosas.
Historia Desde do século XIX existiam diferentes organizações ligadas a Igreja que oferecia assistência ocasional aos marítimos. Na Itália, o Bispo de Piacenza Dom Giovanni Battista Scalabrini, nomeava capelães para os portos de Genova e Nova York, enviava os seus missionários a bordo dos navios para acompanhar os milhares de migrantes europeus que partiam em busca de um futuro melhor nas Américas. No fim do século no 1980, o movimento do Apostolado da Oração começo a convidar seus membros a rezar pelos marítimos católico enviando-lhes revistas e livros. Apos a Primeira Guerra Mundial, alguns membros do Apostolado da Oração promoveram a idea de incorporar os próprios marítimos no Apostolado, começaram assim a visitar os navios nos portos ingleses, fazendo contacto com eles. No 4 de outubro de 1920, um pequeno grupo de pessoas (formado por o Sr. Peter F. Anson, um convertido da Igreja Anglicana), se reunirão em Glasgow e decidiram de unificar os esforços em a so Obra. Inspirados no movimento do Apostolado da Oração o chamaram de “APOSTOALDO DO MAR” (A.M.). Naquela mesma ocasião, Peter F. Anson promoveu a idea que se tornou a semente de desenvolvimento do A.M. além do aspecto religioso, introduziu a dimensão de assistência dos marítimos. Este aspecto se tornou o objetivo do A.M., depois proclamado nas primeiras Constituições: “promover os desenvolvimentos espirituais, morais e sociais dos marítimos”.Apos 1960, a Congregação Scalabriniana, com as novas migrações e apertura dos destinatários da atenção pastoral começo a nomear capelães para atender os diferentes portos. Atualmente estamos presentes em nove portos: Ravenna (Itália), Cape Town (África do Sul), Manila (Filipinas), Kaohsiung (Taiwan), Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Rio Grande, Rio de Janeiro, Santos (Brasil).

Conclusão: o tema da semana do Migrante de 2011 é: “MIGRAÇÕES E MUDANÇAS CLIMATICAS: o que temos a ver com isso?”; por este motivo nó perguntamos porque os navios de carga e cruzeiros que chegam nos Paises em desenvolvimento podem usar oleio diesel não ecológico, mas quando se encaminham para a Europa e USA e Austrália devem usar oleio diesel ecológico; quando os Paises em desenvolvimento como o Brasil tem mais natureza a ser preservada; porque o mercado global da economia não garante os mesmos direitos a todos? Somente porque a linha fundamental é lucrar a qualquer custo!!!!!

Pe. Cesare Ciceri, Botofogo, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário