segunda-feira, 5 de abril de 2010

Voluntários no Haiti

Valmir Fachini *

Adital -
Prezados companheir@s,
Em razão das últimas noticias veiculadas por jornais brasileiros sobre ajuda ao Haiti vou informar rapidamente o que estamos fazendo no Viva Rio, ONG brasileira que trabalha no Haiti desde 2007 e que intensificou seu trabalho após o terremoto de 12 de janeiro 2010.

Começo pelos projetos que coordeno: após o terremoto instalamos 220 latrinas e temos outras 240 com os buracos escavados que estarão prontas para uso em mais duas semanas. Este trabalho é extremamente importante porque as pessoas que estão acampadas, principalmente as crianças, não tendo lugar certo para defecar, vão a qualquer ponto e os riscos de contaminação direta seriam muitíssimo maiores. Para este trabalho, contratamos 300 pessoas. Terminando esta primeira fase de emergência, vamos continuar com nosso programa de saneamento ambiental e já temos planejado 25 biossistemas integrados que contarão com mais 200 toaletes ecológicos acoplados que não utilizarão água para transportar dejetos.

No projeto de água, estamos trabalhando com 5 caminhões que fazem até 6 viagens por dia por caminhão, abastecendo em média de 25 a 30 pontos de acampamentos. Temos 12 reservatórios nas escolas que não foram afetados pelo terremoto que recebiam água de chuva antes do terremoto e agora são abastecidos pelos caminhões. Temos também 7 kiosquis de água que recebem água no interior das comunidades e no bairro do Bel Air, sede de trabalho do VR, depois do terremoto. Antes eram 9 mas 2 foram afetados e necessitam de reparos. Já foram instalados 15 pilotanques de 10.000 litros nos principais acampamentos ajudados pelo VR, inclusive na própria sede de trabalho.

No projeto de cultivo, estamos recolhendo sementes das principais plantas que crescem no Haiti, principalmente madeiráveis, frutíferas, ornamentais, comestíveis trepadeiras para os tetos vivos. Temos 300 pessoas envolvidas nestes projetos, sendo parte do quadro permanente do VR e parte contratada após o terremoto para o período de emergência.

Vou relatar os números parciais de outros projetos coordenados por outras pessoas.

Na distribuição de alimentos temos 300 pessoas contratadas para separação e preparação das cestas básicas de 25 kg por família. As distribuições já atingiram 90.000 pessoas em 12 campos.

No programa de limpeza de ruas e campos, 500 pessoas contratadas participam diariamente trabalhando de 6 às 9 horas pela manhã e de 15 as 18 horas da tarde.

No programa de saúde, mulher e proteção aos vulneráveis, temos outras 100 pessoas trabalhando. Estes programas já existiam antes do terremoto e foram incrementados para atender com mais eficiência durante o período de emergência.

Todos os brasileiros que trabalham aqui no Haiti estão dormindo no pátio da casa e a própria casa se transformou em escritório de trabalho onde mais de 30 pessoas se revezam diariamente entre o escritório e os campos. Voluntários brasileiros quando vêm para auxiliar nas suas especialidades, ficam abrigados aqui conosco.

Qualquer informação adicional, estarei sempre à disposição para atendê-los.

Atenciosamente, Valmir Fachini

* OIA - O Instituto Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário