segunda-feira, 26 de abril de 2010

Lei do Arizona criticada por direitos humanos

Fonte: Brazillian NewsPaper

A governadora do Arizona, a republicana Jan Brewer, sancionou um projeto de lei que pode representar um novo revés contra os imigrantes naquele estado. A proposta criminaliza a condição de indocumentado e autoriza a polícia local a prender pessoas com base em "suspeitas razoáveis" de que estejam em situação imigratória irregular, abrindo caminho para a deportação.

Naquele estado, que faz fronteira com o México, existem mais de 400 mil indocumentados. Mas estes não são os únicos ameaçados pela futura lei: até mesmo as pessoas que tiverem vínculos com os imigrantes correm o risco de serem presos e isso inclui, por exemplo, quem emprega ou aluga imóvel para os indocumentados.

“Esse acontecimento demonstra que o governo federal precisa agir com rapidez em relação à reforma migratória”, disse o senador democrata Jorge Luis García, do Arizona. Para ele, a lei pode gerar um clima antiimigrante, até racista, num país já dividido. Outra senadora democrata, Rebecca Rios, acredita que a medida não resolverá os problemas de imigração e, para piorar, ainda vai gerar mais despesas para o estado, devido ao aumento dos custos com as prisões.

Para a União de Liberdades Civis do Arizona, até mesmo os cidadãos serão vítimas da intransigência da polícia. “A região é cheia de descendentes de imigrantes hispânicos e muitos poderão ser presos inadvertidamente”, previu um dos diretores da entidade. Nunca é demais lembrar que é do Arizona o sheriff Joe Arpaio, conhecido por seus métodos brutos de detenção de indocumentados e por seu constante desrespeito aos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário