segunda-feira, 26 de abril de 2010

As consequências para a Igreja das migrações na Europa

Fonte: www.h2onews.org

Analisar as múltiplas causas e consequências dos fluxos migratórios na Europa para o trabalho da Igreja: esta é a finalidade do VIII Congresso europeu sobre Migrações do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, que se realizará em Málaga (Espanha), de 27 de abril a 1º de maio.

Cerca de cem delegados das Conferências Episcopais da Europa, representando bispos, diretores nacionais para a pastoral dos migrantes, agentes pastorais e representantes da sociedade civil e do mundo político refletirão sobre o tema “A Europa das pessoas em movimento. Superar os medos. Traçar perspectivas”.

Padre Duarte da Cunha: “A finalidade do congresso sobre a imigração que o CCEE está organizando é olhar para os migrantes e ao movimento das pessoas na Europa não somente como um problema e como algo que gera medo, mas também e sobretudo, como um recurso, como uma ajuda, como algo positivo que pode oferecer grande esperança à Europa”.

Os participantes analisarão os desafios que o fenômeno migratório representa para as famílias, as paróquias e a sociedade.

Padre Duarte da Cunha: “Veremos como é a integração no âmbito familiar e, portanto, com todos os desafios na comunidade onde chegam as pessoas, mas também na sociedade em geral. Portanto, do menor ao maior âmbito social, veremos como a pessoa possa ser auxiliada e como a Igreja tem uma responsabilidade ao integrar essas pessoas”.

Assim se superam os medos de uma Europa sempre mais atenta ao fenômeno migratório.

www.ccee.ch

Nenhum comentário:

Postar um comentário