quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lula discutirá medidas de segurança com Paraguai

Fonte: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que aproveitará o encontro que terá com seu colega paraguaio, Fernando Lugo, na segunda-feira em Ponta Porã (MS) para discutir medidas conjuntas para combater a violência nas áreas fronteiriças. Sem dar detalhes, ele também afirmou que os dois devem anunciar medidas comuns para lidar com o problema.
A afirmação foi feita depois de um ataque, na segunda-feira, contra o senador paraguaio Robert Acevedo na cidade de Pedro Juan Caballero, capital do Departamento de Amambay, área de tráfico de drogas na fronteira com o Brasil.

A polícia do Paraguai anunciou a prisão de quatro brasileiros supostamente envolvidos no atentado, que feriu o senador e matou seu guarda-costas e o motorista. Segundo a polícia paraguaia, os brasileiros presos seriam de São Paulo e podem estar vinculados a grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas que operam no Brasil.

"Acho uma insanidade alguém achar que utilizando a violência, atirando no senador e matando seu segurança ou o ameaçando venha a deixar com medo o Estado brasileiro e o Estado do Paraguai", afirmou Lula.

O presidente disse que recebeu informações sobre as relações entre grupos criminosos que atuam no Paraguai e no Brasil e pretende conversar seriamente com Lugo. "Segunda-feira me encontrarei com Lugo para conversar seriamente sobre o que está ocorrendo na fronteira. Tenho umas informações primárias da inteligência brasileira", disse o após seu encontro com o líder da Venezuela, Hugo Chávez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário