terça-feira, 20 de abril de 2010

Tráfico de seres humanos destaque em Congresso da ONU

Fonte: Ministério da Justiça

Desde o último dia 12, o Brasil está sediando, pela primeira vez, o 12° Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que segue até dia 19 na cidade de Salvador, na Bahia. Entre os temas abordados pelo evento, destaque para o tráfico de seres humanos, crime recorrente em todos os continentes, que vitima milhares de pessoas por ano, principalmente mulheres e adolescentes.

Organizado pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça (MJ), o objetivo do evento é propor ações nacionais e internacionais para a prevenção e enfrentamento ao crime. Durante o Congresso, a SNJ anunciou que até julho deste ano deve ser apresentada uma segunda edição do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PNETP), que tem como objetivo principal reduzir a situação de vulnerabilidade das vítimas.

E anunciou ainda a criação de três novos Núcleos de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em 2010, nos estados do Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul. Além disso, haverá a implantação de dois novos Postos Avançados de Atendimento Humanizado aos migrantes até o meio deste ano, nos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Atualmente, existem núcleos nos estados do Acre, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário