quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estudo sobre legalização de imigrantes e situação trabalhista é divulgado nos EUA

Fonte: brazilian press

De acordo com um relatório apresentado por uma organização não-partidária e independente nos Estados Unidos, a legalização dos imigrantes indocumentados não produzirá imediatamente uma melhora substancial em suas oportunidades de emprego, um aumento de sua renda ou maior competitividade em comparação com os trabalhadores de origem estado-unidense.

O estudo mostra que o nível de qualificação dos imigrantes ainda será um fator importante na determinação da melhora de salário e de qualidade de vida. Para o estudo da Política Pública da Califórnia (PPIC, na sigla em inglês), os imigrantes ainda permaneceriam exercendo funções específicas no mercado de trabalho.

Porém uma das pesquisadoras apontou durante a apresentação do estudo, que a baixa qualificação não é um problema inerente à imigração e que mesmo os norte-americanos enfrentam as mesmas dificuldades quando não possuem qualificação profissional adequada.

O estudo foi feito com os resultados de um pesquisa feita com 4.500 imigrantes legalizados, junto com os resultados da Lei de Reforma e Controle de Imigração de 1986, realizando projeções sobre a potencial legalização com a Reforma Imigratória sob o governo de Barack Obama.

Apenas quatro anos depois é que melhoras de oportunidades surgiram no mercado profissional para os cerca de 3 milhões de imigrantes legalizados em 1986.

Os fatores que influenciaram a mobilidade vertical dos imigrantes no mercado de trabalho após a legalização, foram o melhor domínio da língua inglesa e maior capacitação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário