segunda-feira, 26 de abril de 2010

Eleições do CRBE ficam para junho

Fonte: Brazillian NewsPaper

Itamaraty vai divulgar cartilha sobre a eleição de representantes no exterior. Data do pleito foi adiada, permitindo que os candidatos apresentem suas plataformas. Mesmo tendo sido definida há mais de seis meses, durante a II Conferência Brasileiros no Mundo, a eleição para o Conselho de Representantes das comunidades no exterior ainda gera muitas dúvidas acerca de suas regras. Para esclarecer o assunto, o Itamaraty decidiu lançar uma cartilha didática, com perguntas e respostas, abordando questões importantes como as funções do órgão, a divisão das vagas, duração do mandato e requisitos para a participação no pleito.

Alguns dos prováveis candidatos aos cargos se reuniram com os embaixadores Otto Agripino Maia e Eduardo Gradilone e manifestaram a preocupação com o pouco tempo para divulgação das suas plataformas, bem como com a falta de informações mais claras para a comunidade. Silair Almeida, que fez parte do Conselho Provisório de Representantes e já lançou oficialmente a sua candidatura, ressaltou que o adiamento será saudável para a disputa – e mais democrático também.

Gradilone admitiu que ainda não há uma data definida para a eleição, mas a intenção do Itamaraty é agendá-la para junho. O problema é que o governo brasileiro ainda não finalizou a licitação para a escolha da empresa que vai conduzir o processo eleitoral. Até lá, a comunidade será amplamente comunicada, através dos seus órgãos de comunicação ou através do site ‘Brasileiros no Mundo’ (www.brasileirosnomundo.mre.gov.br).

A cartilha ainda não foi impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário