Comunicado dos obispos e superiores religiosos
BRUXELAS, quinta-feira, 2 de junho de 2011 (ZENIT.org)
– Os bispos e superiores religiosos da Bélgica se mostraram "decididos" a pagar indenizações às vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero e a "restabelecer sua dignidade".
Fizeram-no em um comunicado divulgado na última segunda-feira, em resposta aos trabalhos de uma comissão parlamentar especial criada a finais de 2010, após a revelação de centenas de casos de abusos sexuais cometidos por sacerdotes na Bélgica.
Os bispos e superiores religiosos do país se mostram "profundamente afetados" e "consternados" diante das "faltas graves" cometidas por membros do clero e de comunidades religiosas.
"Os fatos se tornam mais dolorosos porque seus autores são membros da Igreja revestidos de uma autoridade moral da qual deveriam ter sido exemplares, por respeito à confiança depositada neles", indicam.
"Estes atos ocasionaram sofrimentos e traumas às vítimas, muitas vezes durante anos", sublinham os firmantes, que o lamentam sinceramente e valorizam "a valentia das vítimas que testemunharam os dolorosos fatos".
"Conscientes da sua responsabilidade moral e do que a sociedade espera deles", os bispos e religiosos se comprometem a "garantir um reconhecimento das vítimas e a adotar medidas reparadoras do seu sofrimento".
Neste espírito e nesta perspectiva, seguindo a proposta da comissão parlamentar, os bispos e superiores religiosos dizem "aceitar cooperar com os especialistas da comissão de acompanhamento, no estabelecimento de uma forma multidisciplinar de procedimento de arbitragem para os fatos prescritos que os tribunais já não podem conhecer".
Ao mesmo tempo, consideram "conveniente que os árbitros tenham também a faculdade de orientar as partes na mediação".
Finalmente, os bispos e os superiores religiosos se comprometem a tomar todas as medidas que estão ao seu alcance para "evitar que estes fatos graves, que a nossa sociedade deplora com toda razão, não voltem a ocorrer no futuro".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário